Ação visa conscientizar sobre riscos de acidentes com motociclistas

CURITIBA – “Ágil, porém frágil” é a frase que está sendo usada pelo Programa Estadual Vida no Trânsito (PVT) para conscientizar motociclistas sobre o risco de acidentes. 
O número de mortes decorrente dos acidentes com motocicletas aumentou 17,7%, em alguns municípios do Estado, de 2017 para 2018, de acordo com os dados levantados pelo Programa Vida no Trânsito.
Do total das vítimas fatais, 70 % são homens jovens de 18 a 39 anos. A maioria das mortes, de acordo com o estudo, foi registrada no fim de semana, principalmente aos domingos.
O Programa Vida no Trânsito é uma iniciativa governamental do setor saúde na vigilância dos acidentes de trânsito, prevenção das lesões e mortes, promoção da saúde e cuidado integral às vítimas de acidentes de trânsito.
“É fundamental trabalhar este tema em todas as frentes. A conscientização e o debate precisa acontecer diariamente. Afinal, os acidentes já são considerados uma epidemia e não podem ser tratados como números”, diz o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
O Programa tem como objetivo promover intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem evidência na redução das mortes e feridos graves. As intervenções prioritárias são voltadas para o aumento do uso do cinto de segurança, redução de velocidade, aprimoramento da legislação e aumento da fiscalização sobre “beber e dirigir”, uso de capacete, transporte urbano sustentável e melhoria da infraestrutura viária.