Ação voltada para formalização de empresas

Valdirene dos Santos mora em Paranavaí. Há cinco anos trabalha com promoção de eventos, mas somente ontem decidiu dar um passo além: formalizar o próprio negócio. Aproveitou a Semana do Empreendedor, reuniu os documentos e foi em busca de realizar o sonho.
Da mesma maneira que Valdirene, aproximadamente 100 pessoas foram à Sala do Empreendedor de Paranavaí desde segunda-feira até ontem. Pediram informações, receberam orientações, participaram de palestras e tiveram a oportunidade de regularizar o empreendimento.
A ação tem como principal objetivo incentivar as pessoas que atuam na ilegalidade a se regularizarem. Para que isso ocorra, precisam constituir empresa e conseguir o alvará de funcionamento, fornecido pela Administração Municipal. O processo é bastante simples.
Agente de Desenvolvimento, Andréa Alves Vieira explicou que para conseguir a formalização é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço residencial ou comercial. Quem declara Imposto de Renda, deve levar, também, o recibo da declaração. Se não for o caso, Título de Eleitor.
Para as pessoas que se encaixam na classificação de Microempreendedor Individual (MEI), o procedimento é gratuito. Depois de ter a empresa formalizada, o custo mensal representa 5% do salário mínimo e impostos. A contribuição é de R$ 5 para serviços e R$ 1 para comércio.
De acordo com Andréa, muitos trabalhadores ainda atuam na informalidade em Paranavaí. Por isso, não podem emitir notas fiscais e perdem oportunidades de negócios, inclusive com a própria Administração Municipal. A formalização transforma essa realidade.
Ela informou que há profissionais sem as devidas licenças em diferentes atividades, por exemplo, confecção, mecânica, comércio, alimentação, construção civil e transportes. “São vários perfis”, disse Andréa.
Muitos estão sendo notificados pela falta de alvarás. Sendo assim, a recomendação é que busquem assistência oferecida pela Sala do Empreendedor de Paranavaí e saiam da informalidade.
De acordo com Andréa, até 31 de março eram 3.741 microempreendedores formalizados cadastrados na prefeitura. Segundo ela, o número coloca Paranavaí como uma das cidades do Noroeste do Paraná com maior taxa de formalização de novas empresas.
Hoje e amanhã, a Sala do Empreendedor de Paranavaí estará aberta para receber pessoas que queiram informações sobre linhas de crédito, seja pelo Fomento Paraná, seja de outras maneiras.
Interessados devem ir até a sede de atendimento, na Agência do Trabalhador. O endereço é Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no centro da cidade.