Aciap confirma expediente diferenciado para comércio de Paranavaí em dezembro

Sim, em dezembro haverá expediente diferenciado. Foi o que garantiu o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) Guto Costa. Segundo ele, ainda que os sindicatos que representam patrões e empregados não tenham fechado a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), o calendário já está definido.
A CCT é o acordo que determina como devem ser as relações trabalhistas. Constam no documento, por exemplo, o reajuste salarial, o pagamento de horas extras, a jornada de trabalho e a remuneração por expediente em horários diferenciados.
Os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar) e do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom), respectivamente Edivaldo Cavalcante e Elizabete Madrona, deveriam ter assinado a CCT no primeiro semestre deste ano, para que vigorasse a partir de 1º de junho.
No entanto, por causa de divergências sobre a abertura dos mercados aos domingos e a remuneração dos empregados de empresas do shopping, o acordo ainda não foi firmado. Enquanto isso, falta amparo legal para que os comerciantes mantenham os funcionários trabalhando em horários diferenciados.
A equipe de reportagem do Diário do Noroeste conversou com lojistas de Paranavaí. Eles não quiseram ter os nomes citados, mas disseram que estão preocupados com a falta do acordo, argumentando que o impasse prejudica tanto a classe patronal quanto a categoria dos trabalhadores.
Também há dúvidas sobre como será o funcionamento do comércio nas semanas antes do Natal. Haverá expediente diferenciado? O presidente do Sivapar não foi encontrado para comentar o caso. A presidente do Sindoscom está de licença médica e disse que falará sobre o assunto assim que estiver recuperada.
ACIAP – O vice-presidente da Aciap Guto Costa tranquilizou os empresários. “O calendário está negociado. A partir do dia 5 de dezembro o comércio vai abrir em horários especiais”. Sendo assim, afirmou, os comerciantes podem, sim, investir na compra de produtos natalinos.
Sobre o cenário de incertezas, Costa disse que pode haver impactos negativos se a situação não for resolvida o mais rapidamente possível. Um deles refere-se ao fato de que, em dúvida, os consumidores de outras cidades poderiam deixar de comprar em Paranavaí e optariam por outros centros comerciais da região.

Calendário comercial de dezembro
Dia 5 (sexta-feira), das 9 às 22 horas.
Dias 6, 13 e 20 (sábados), das 9 às 17 horas.
De 8 a 12 e de 15 a 19 (segunda à sexta-feira), das 9 às 22 horas.
Dia 21 (domingo), das 12 às 17 horas.
Dias 22 e 23 (segunda e terça-feira), das 9 às 22 horas.
Dia 24 (quarta-feira, véspera de Natal), das 9 às 17 horas.
Dia 26 (sexta-feira), das 8 às 18 horas.
Dia 27 (sábado), das 9 às 15 horas.
Dias 29 e 30 (segunda e terça-feira), das 8 às 18 horas.
Dia 31 (quarta-feira, véspera de Ano Novo), das 9 às 14 horas.