ACIAP destaca concretização de propostas de um ano

Para marcar um ano da atual gestão, em 12 de janeiro, a atual Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – ACIAP, presidida por Maurício Gehlen, convidou representantes dos órgãos de comunicação da cidade para um café da manhã ontem, com a presença também da vice-presidente Márcia Rakoski e do integrante do Grupo que começou como G-8 da entidade, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho.
Na sua fala Gehlen fez um relato das atividades desenvolvidas durante um ano da atual diretoria, ressaltando os avanços acontecidos em relação a anos anteriores, como aumento no quadro de associados.
Ele disse que tudo o que foi planejado em 2018 foi concretizado, como palestras, encontros empresariais, criação do Grupo G-8, feiras, destacando a importância da participação do empresariado e mostrando as ferramentas que a entidade tem para o aperfeiçoamento das atividades comerciais e empresariais, ampliando a visão para o desenvolvimento econômico no sentido de coesão e ecletismo nas discussões.
Na avaliação da atual Diretoria, os avanços em 2018 foram significativos no que tange à atuação da ACIAP. Gehlen relatou que a atual gestão apoiou a implantação do parque tecnológico voltado para a cultura da mandioca; a Aciap participou da organização da Fiman (Feira Internacional da Mandioca) com o interesse de transformar Paranavaí na capital mundial da mandioca e que na ocasião teve a presença de representantes de empresários de 34 países; estabeleceu boa parceria com o Sicoob Noroeste para vias de crédito; resgatou a Cacinpar de volta à Aciap; reintegrou-se à Faciap, onde ocupa uma das vice-presidências; promoveu a aproximação da Aciap dos bairros, cujos representantes vão participar das discussões da entidade em 2019.
No relatório apresentado da gestão de Maurício Gehlen é destacado o sucesso das promoções realizadas em datas pontuais, com avanços que foram de 6% a 20% em relação ao ano anterior, 2017. Foram destacadas as promoções Big Bang – explosão de preços baixos, com aumento de 6% nas vendas; 3ª e 4ª Queima de Preços; Dia das Mães, com aumento de 7% nas vendas; Dia dos Pais, com aumento de 9%; Black Friday, com aumento de 20%, além das vendas de Natal.
A Aciap desenvolveu ainda outras atividades com reflexos positivos para a entidade e o comércio e empresas locais, como apoio à Lava Jato em parceria com a Cacinpar; parcerias com o Sebrae; apoio ao movimento dos caminhoneiros; nas eleições o voto em favor do Extremo Noroeste para a valorização da região; criação do Grupo G-8 de empresários, que já se transformou em um grupo maior de participantes; realização da premiação numa avaliação de excelência em atendimento, com capacitação e treinamento, avaliada com o Selo Bronze; palestras e atendimentos.
Novos programas estão sendo implementados, disse Maurício Gehlen, imprimindo uma dinâmica de atividades positivas que devem refletir em novos avanços para o comércio e indústria paranaenses e mesmo da região interligada de várias maneiras a Paranavaí. Entre os novos programas Gehlen inclui o Empreender (desenvolvimento de ações para fomentar o setor imobiliário através dos Núcleos Imobiliários e Corretores de Imóveis); Protesto Fácil (uma ferramenta para o associado melhorar o controle da inadimplência da clientela); Encontro Empresarial (atividade para aproximar a Aciap dos associados); Valorize nossa Gente (incentivo ao consumidor para valorizar as empresas e produtos locais); Paranavaí mais Competitiva (programa de várias ações para o desenvolvimento de empreendimentos em Paranavaí e região); HackthonFiman (inovação em tecnologia).
Em um ano, resumiu o relatório de atividades da atual gestão, apresentado pelo gerente Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), a Aciap conseguiu 123 novos associados; 16.879 (6% mais) inclusões no Serviço de Proteção ao Crédito; 716 inclusões no Protesto Fácil; 10.772 (2% menos) exclusões no SPC e uma movimentação 4,87% maior em relação ao ano anterior.
Ao avaliar as atividades de um ano da atual gestão, Gehlen ponderou que os dados foram significativamente positivos e que as ações programadas para este ano podem representar um avanço ainda maior. Para isto a Aciap mantém os planejamentos e visa desenvolver as ações em busca de resultados que contribuam para o incremento cada vez mais do comércio e da indústria locais e regionais.