“Aciap será palco de grandes discussões que precisamos fazer”

O deputado estadual Tião Medeiros esteve na reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Paranavaí (Aciap), ontem, e afirmou que a entidade “será palco de grandes discussões que precisamos fazer”.
Para ele, temas importantes, como a construção de um presídio em Paranavaí, a duplicação da BR-376 até o trevo de Nova Londrina e a renovação do contrato com a Sanepar precisam ser enfrentados pela sociedade e a Aciap será protagonista neste debate, segundo avaliação do parlamentar.
Medeiros fez uma breve prestação de contas de seus dois anos de mandato, apresentando algumas conquistas para Paranavaí e região e manifestou sua satisfação por a Aciap estar reconhecendo o seu trabalho. Disse também que sente-se responsável pelo sucesso da administração do prefeito eleito Delegado Caíque.
“O sucesso dele será o sucesso de toda a cidade. Temos que ajudar na sua administração”, disse ele.
GRANDES DEBATES – Na sequência falou de sua ação parlamentar, fazendo um balanço dos projetos de lei apresentados e que vai apresentar. “Não me preocupo com quantidade, mas com o que a lei pode contribuir para o desenvolvimento regional e estadual”.
Destacou o projeto que e Lei que reduz a base de cálculo do ICMS para a comercialização de suco natural sem adição de açúcar e cuja produção utilize frutas cultivadas em território paranaense. O objetivo é de que a carga tributária sobre as operações resulte no percentual de 1%, estimule o aumento e a consolidação da cadeia produtiva de frutas no Estado e aumente a produção industrial.
Medeiros ressaltou a necessidade de fazer a discussão de temas importantes. “Temos que fazer a discussão sobre a construção de um presídio em Paranavaí. Ou vamos ignorar este assunto? Ou, ainda, fazer demagogia com o tema?”, atacou o parlamentar”.
Também ressaltou a necessidade de promover uma discussão sobre a renovação do contrato da Sanepar. “Vamos renovar este contrato? Em que condições? Ou o município vai retomar este serviço?”.
Outro tema que deve ser objeto de debate, na avaliação do deputado, é a duplicação da rodovia até a BR-376. “Há o interesse da Viapar. Mas para isso é preciso renovar o contrato de concessão. Vamos renovar este contrato de concessão? Em que termos?”, perguntou.
Medeiros disse que se sentiria confortável defender a renovação do contrato com a Viapar desde que haja uma redução tarifária e a prestação de novos serviços. “Não podemos ignorar o assunto”, sentenciou ele.
AÇÃO COORDENADA – Para o deputado Tião Medeiros há outros assuntos que merecem discussão. Citou como exemplo uma proposta sua que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná que autoriza o Executivo mudar o modelo de gestão nos estabelecimentos prisionais, permitindo o governo firmar contrato de parceria público-privada nos presídios do Estado.
“Temos que conceder ou privatizar tudo o que for possível. O atual modelo de gestão está esgotado. O Governo não tem mais capacidade para contratar mais servidores”, defendeu o deputado.
Ao final, Medeiros disse que está à disposição para ser o “link” entre a região e o Governo do Estado, que é um “recebedor de sugestões” e que seu mandato só terá sentido enquanto estiver sendo útil à sociedade.
“Precisamos fazer os grandes debates para a nossa região. E a partir daí desenvolver ações coordenadas levando ao Governo do Estado as reivindicações e as posições da região sobre todos os temas importantes”, defendeu o parlamentar.
O presidente da Aciap, João Roberto Viotto, disse que a entidade sempre defendeu a representatividade da região na Assembleia Legislativa e que tem se colocado à disposição para ajudar no desenvolvimento das atividades parlamentares.
Neste aspecto garantiu que a entidade vai participar dos debates propostos pelo deputado Tião Medeiros e participar da mobilização no sentido de levar ao Governo as reivindicações da região. (Texto: Ass./Aciap)