Acidentes com motocicletas pautam ações de grupo em Paranavaí

No primeiro quadrimestre deste ano o Corpo de Bombeiros de Paranavaí registrou 162 acidentes envolvendo motocicletas. Só em abril, foram 25 vítimas. De acordo com estudos do Governo Federal, o risco de morrer no trânsito é 14 vezes maior para os motociclistas em relação ao motorista de carro. Por isso, a campanha lançada no ano passado foi retomada em 2013. “Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar”.
Se a preocupação existe em âmbito nacional, em Paranavaí os trabalhos para reduzir os acidentes envolvendo motocicletas continuam. Um grupo formado por representantes de diferentes entidades se reúne quinzenalmente para traçar estratégias de conscientização dos motociclistas.
Mais do que uma campanha pontual, eles elaboram ações permanentes de educação no trânsito e conscientização de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
“Acidentes. Pare com isso” foi o lema adotado pelo grupo para chamar a atenção de toda a população para a necessidade de uma mudança de comportamento daqueles que trafegam por ruas e avenidas da cidade.
O gerente administrativo da Diretoria de Trânsito (Ditran) de Paranavaí, Gabriel dos Santos Luiz, participa das reuniões do grupo. Ele conta que graças aos trabalhos realizados ao longo dos últimos anos, foram conquistados R$ 60 mil, a fundo perdido, para investir na aquisição de equipamentos e na estruturação do Observatório do Trânsito. A verba foi liberada pelo Ministério da Saúde. Luiz explica que funcionará como uma Organização Não-Governamental, com cede no Instituto Federal do Paraná.
A ideia é fazer o acompanhamento direto das estatísticas preocupantes que envolvem os motociclistas e propor mecanismos que revertam a situação. Números do Corpo de Bombeiros mostram que em janeiro deste ano aconteceram 49 acidentes envolvendo motos. Em fevereiro, 28. No mês de março, foram 33. Em abril, os registros apontam 52 ocorrências.
ESTATÍSTICAS – Considerando os quatro primeiros meses de 2013, os relatórios do Corpo de Bombeiros (www.bombeiroscascavel.com.br) apontam 77 acidentes entre motos e carros, nove entre motos e bicicletas e cinco entre motos e caminhões. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 51 quedas. Além disso, foram 20 colisões entre motos.