Ações da SBD de prevenção ao câncer da pele detectam quase 500 casos suspeitos no Paraná
No último dia 24/11, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) celebrou o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, com várias ações de prevenção em todo Estado do Paraná. No total, 3.800 pessoas receberam atendimento gratuito em sete cidades para detecção precoce de lesões que podem levar à doença, uma das que mais atingem os brasileiros.
Das 9h às 15h, vários dermatologistas dos centros de saúde do Paraná mobilizados pela SBD fizeram exames clínicos e prestaram orientação à população quanto às principais dúvidas em torno do câncer da pele. Dos 3.800 atendimentos, 495 foram os casos de lesões suspeitas encaminhados para início de tratamento de carcinoma basocelular (335 casos), carcinoma espinocelular (119 casos) e melanoma (41 casos).
O dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), comemorou o resultado da campanha realizada nas cidades de Curitiba, Apucarana, Cascavel, Londrina, Paranavaí, Toledo e Guarapuava. “As pessoas precisam adotar o protetor solar como hábito diário, antes de sair de casa e se expor ao sol no trabalho, ao esperar o ônibus. Alcançamos com êxito o objetivo da ação que é alertar as pessoas sobre a importância da prevenção”, avalia Shibue.
Das 9h às 15h, vários dermatologistas dos centros de saúde do Paraná mobilizados pela SBD fizeram exames clínicos e prestaram orientação à população quanto às principais dúvidas em torno do câncer da pele. Dos 3.800 atendimentos, 495 foram os casos de lesões suspeitas encaminhados para início de tratamento de carcinoma basocelular (335 casos), carcinoma espinocelular (119 casos) e melanoma (41 casos).
O dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), comemorou o resultado da campanha realizada nas cidades de Curitiba, Apucarana, Cascavel, Londrina, Paranavaí, Toledo e Guarapuava. “As pessoas precisam adotar o protetor solar como hábito diário, antes de sair de casa e se expor ao sol no trabalho, ao esperar o ônibus. Alcançamos com êxito o objetivo da ação que é alertar as pessoas sobre a importância da prevenção”, avalia Shibue.