Acordo entre patrões e empregados de Paranavaí pode ser fechado hoje
Até a tarde de ontem, apenas alguns detalhes impediam o presidente do Conselho do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Edivaldo Cavalcante, de assinar a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT). A expectativa é que, ainda hoje, o acordo seja fechado.
Cavalcante explicou que informalmente, tinha-se definido que a CCT incluiria a abertura do Shopping Cidade Paranavaí nos dias 7 de setembro e 12 de outubro deste ano e 10 de maio de 2015, mas os três dias não estavam especificados no documento. “Assim que resolver o assunto, assino”, disse ele ao Diário do Noroeste.
Rapidamente, por telefone, a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom), Elizabete Madrona, disse que já havia assinado a CCT e que, então, dependeria apenas da decisão de Cavalcante para que a situação do comércio de Paranavaí fosse resolvida.
É que a Convenção Coletiva do Trabalho deveria ter sido fechada antes de junho deste ano, quando passaria a vigorar, mas os dois sindicatos não entraram em acordo e prolongaram as negociações. Sem amparo legal, os lojistas chegaram a temer punições para o caso de abrirem suas empresas em horários especiais.
Vale destacar que a CCT estabelece, por exemplo, reajustes salariais, horários de abertura do comércio, remuneração por jornada extra de trabalho e mais uma série de assuntos referentes às relações entre patrões e empregados.
MERCADOS – Via de regra, as negociações sobre a abertura dos mercados aos domingos fazem parte do processo que define a Convenção Coletiva do Trabalho. Mas neste ano ainda não houve consenso entre Sivapar e Sindoscom.
Sendo assim, as conversas entre patrões e empregados para decidir se os mercados poderão ou não abrir aos domingos se estenderão, mesmo que a CCT seja fechada. Significa que quando chegarem a um acordo, os dois sindicatos redigirão termos aditivos ao documento.
Confira o que abre e o que fecha neste sábado
Por causa do feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, o comércio de rua, as lojas do Shopping Cidade Paranavaí e os mercados da cidade não terão expediente neste sábado. Pelo menos essa é a decisão vigente até que a Convenção Coletiva do Trabalho seja assinada.
Vale destacar que, no feriado, a praça de alimentação do shopping ficará aberta das 12 às 21 horas.
Em relação à coleta de lixo, a informação da empresa responsável pela realização do serviço é que não haverá expediente no sábado. Significa que os resíduos comuns e os materiais recicláveis não serão recolhidos no feriado. Os trabalhos voltarão ao normal na segunda-feira.
(f/410)