Acordo entre sindicatos do comércio será assinado na próxima semana

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí e Região (Sivapar), Edivaldo Cavalcante, garantiu que até a próxima sexta-feira a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) será assinada. A possibilidade de que o acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom) fosse celebrado ontem foi descartada porque a presidente Elizabete Madrona está em viagem.
De acordo com Cavalcante, algumas divergências entre as duas entidades sindicais foram acertadas, o que possibilitou o entendimento parcial entre patrões e empregados. É que outros pontos da negociação serão discutidos posteriormente.
Cabe informar que a CCT celebra as relações de trabalho e estabelece, por exemplo, o índice de reajuste salarial, a remuneração por jornada extra de trabalho e o calendário comercial. O documento deveria estar vigorando desde 1º de junho, mas posicionamentos conflitantes fizeram com que os dois sindicatos estendessem as conversações até agora.
MERCADOS – Uma situação que deverá se prolongar para além de sexta-feira diz respeito à abertura dos mercados aos domingos. Segundo o presidente do Sivapar, na próxima quarta-feira haverá uma reunião com empresários do setor em Maringá, para que juntos busquem soluções. O sindicato dos patrões defende o funcionamento desses estabelecimentos em todos os domingos. O Sindoscom, uma ou duas vezes por mês.
ABRE E FECHA – Enquanto isso, ficou definido que hoje, feriado nacional que comemora a Proclamação da República, o comércio de rua e os mercados permanecerão fechados. As lojas do Shopping Cidade Paranavaí, bem como a praça de alimentação, funcionarão normalmente.
Cavalcante fez questão de explicar que os estabelecimentos que não mantiverem funcionários trabalhando poderão abrir normalmente. Estariam incluídos nessa condição os mercados familiares, ou seja, onde apenas marido, mulher e ou filhos trabalham.