Adiada cerimônia de formatura da Guarda Municipal

Foi adiada, ainda sem nova data prevista, a cerimônia pública de formatura da Guarda Municipal de Paranavaí que aconteceria na próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro. A decisão foi tomada pela administração municipal, através do secretário Nivaldo Mazzin, da Seprovpat (Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito), e teve apoio do comandante da Polícia Militar, Major Ademar Carlos Paschoal, depois da negativa do Exército Brasileiro em liberar a munição para a conclusão do treinamento de tiro dos 37 candidatos aprovados em concurso e convocados para a Escola de Formação.
“O edital de convênio com o Governo do Estado, prevê que os integrantes da Guarda Municipal precisam ter concluído um treinamento de tiro completo com revólver e com pistola. A munição para os dois tipos de arma foi toda licitada e comprada pelo município, mas o Exército não autorizou o recebimento total da munição e, por isso, os alunos do Curso de Formação fizeram apenas o treinamento com revólver. Ainda falta o treinamento com pistola e, sem a liberação da munição, eles não podem concluir o curso e consequentemente não podemos fazer a formatura da turma”, explicou Mazzin.
A informação que a Seprovpat recebeu do Exército Brasileiro é de que a próxima carga de munições precisa aguardar um prazo mínimo de 12 meses para ser liberada. “Com isso, ficam faltando 100 horas/aula de treinamento com pistola, e sem a prática de tiro completa, ficamos impedidos de homologar o treinamento como concluído e de promover a formatura. Mas o município já está tomando as devidas providências. Estamos entrando com uma liminar na Justiça Federal, solicitando a liberação imediata do restante da munição para que possamos concluir o treinamento o mais rápido possível”, enfatizou o diretor de Proteção ao Patrimônio Público do município, Rogério Clemente.
Agora, a Seprovpat vai aguardar o posicionamento do Judiciário para agilizar a resolução do problema.
Ao todo, a Prefeitura Municipal de Paranavaí, através da Seprovpat (Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito), investiu mais de R$ 120 mil para a aquisição de material para treinamento e trabalho da Guarda Municipal, como cinturões, tonfas (tipo de cacetete), coldres para revólveres e pistolas, lanternas, algemas e porta-algemas, porta carregadores de munição, além de coletes à prova de balas e armamentos.