Administração Municipal inicia estudos para implantação de radares fixos em Paranavaí

A Secretaria de Segurança e Trânsito iniciou na última semana um estudo para verificar os pontos com maior necessidade de implantação de radar fixo em Paranavaí. Depois da retirada do radar móvel, programada para o próximo dia 30, e da instalação dos controladores de avanço de sinal (furões), o município quer colocar radares fixos em pontos com grande fluxo de carros na cidade. “Queremos ter uma noção de quais são as ruas com maior tráfego, se há histórico de acidentes e se é viável colocarmos um radar. Nossa intenção é ter um trânsito cada vez mais seguro, por isso, medidas como essas estão sendo tomadas”, explica o secretário Heron Radke.
Desde quinta-feira (18), o aparelho que mede a velocidade dos carros está sendo colocado em algumas ruas para verificar o volume de tráfego. “Vale ressaltar que o aparelho está ligado no modo de teste, ou seja, ninguém está sendo multado”, frisa o secretário. Dos 14 pontos de estudo determinados pela secretaria, em oito os dados já foram captados. Em cada local, são 300 amostras que medem a velocidade de cada carro.
“Sempre foi nossa proposta colocar radares fixos em Paranavaí. É uma iniciativa muito comum em grandes cidades e que traz bons resultados, e seguindo a tendência das cidades que estão em crescimento. A frota de carros da cidade cresceu muito nos últimos anos, por isso, temos que ter medidas efetivas para melhorar o trânsito e garantir a segurança da população”, enfatiza Heron.
Além dos radares fixos, um compromisso assumido pela secretaria foi a retirada do radar móvel das ruas de Paranavaí. O secretário garante que a partir do dia 30 de janeiro o equipamento não será mais utilizado. “Nós vamos cumprir com o que foi prometido e retirar o radar móvel, mas já instalamos dois controladores de avanço de sinal nos pontos com maiores índices de acidentes na cidade. Precisamos garantir a segurança dos cidadãos e fiscalizar possíveis infrações e para isso temos os controladores. Além dos dois já instalados, outros oito serão colocados nos pontos da cidade onde há mais registros de acidentes”, garante. (Ass. Imp. Prefeitura de Paranavaí)