Adolescente envolvida em duas ocorrências de furto no mesmo dia

O 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí, através do Setor de Comunicação Social, destacou ontem uma realidade que merece reflexão por parte da comunidade. O caso envolve duas ocorrências no mesmo dia, com intervalo de apenas cinco horas. O detalhe: em ambas a autora é uma jovem de apenas 16 anos.
A primeira ocorrência se deu por volta de 12 horas no centro de Paranavaí. Após a denúncia do furto de roupas em uma loja, os policiais conseguiram prender uma mulher de 38 anos. Ela estava com alguns objetos da empresa.
Ainda durante a abordagem a equipe identificou e apreendeu (termo utilizado para detenção de menores de 18 anos) a jovem de 16 anos. Todas levadas para a Delegacia de Polícia Civil.
A SEGUNDA VEZ – Já no final da tarde, às 17 horas, uma equipe da Radiopatrulha foi até o Conjunto Habitacional Flávio Giovine para checar denúncia de venda de drogas. Um grupo de pessoas que estava na casa fugiu pelos fundos. Já o proprietário estava com uma pequena quantidade de maconha – 20 gramas.
Na sequência, os policiais viram alguns eletrodomésticos, além de roupas e sapatos ainda com a etiqueta. Indagado, o morador disse que os objetos pertenciam a uma filha, a mesma adolescente detida por furto no começo da tarde. Ela estava na casa e mais uma vez foi levada para dar explicações na Delegacia.
DESFECHO – O delegado adjunto da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Gustavo Bianchi, informou que o pai foi ouvido e liberado. Vai responder Tecip – Termo Circunstanciado de Infração Penal, para delitos de menor potencial ofensivo, pela posse da maconha.
A jovem, que mais uma vez acabou apreendida por furto, confessou a autoria e confirmou que escondeu os objetos em casa, sem o conhecimento do pai. Vai responder a procedimento especial para menores de 18 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Após prestar declarações, a menina foi liberada. Bianchi explica que trata-se da continuação do caso iniciado às 12 horas. As duas apreensões aconteceram, portanto, pelo mesmo caso.      
Já a mulher inicialmente presa foi autuada em flagrante pelo crime de furto. As investigações mostraram que ela cometeu o mesmo delito em pelo menos quatro lojas. Ontem permanecia presa, sendo que eventual fiança só pode ser concedida pelo Poder Judiciário.
Outra mulher também está envolvida nestes casos de furto de mercadorias no centro da cidade. Ela foi identificada, mas ainda não encontrada. Deve também responder pelos crimes durante o inquérito.