Adolescentes alertam sobre violência e segurança no trânsito

Alunos do 8º, 9º ano e Ensino Médio das Escolas Adélia Rossi, Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo) e Colégio Estadual de Paranavaí participaram, ontem, de intervenções nas ruas do centro da cidade, para alertar e conscientizar a população sobre o problema da violência em várias esferas e da segurança no trânsito.
A ação faz parte do Projeto Futuro Integral desenvolvido pelo Sesc com alunos do programa de letramento e raciocínio lógico das escolas e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.
A técnica de atividades de educação do Sesc, Tânia Mara Volpato, informou que as intervenções foram realizadas em vários cruzamentos do centro da cidade. Pedestres e motoristas eram orientados sobre o uso da faixa de pedestre e sobre infrações.
“Esta ação de mobilização urbana é uma prévia do trabalho que será desenvolvido também durante a Virada Cultural em Paranavaí neste mês de novembro. Nesta prévia estamos gravando um documentário que depois será exibido em diversas escolas da cidade (estaduais e municipais) mostrando aos alunos as infrações que as pessoas mais cometem no trânsito, e fazendo um trabalho de conscientização com os alunos”, explicou Tânia Mara Volpato.
As intervenções no trânsito foram acompanhadas pelos orientadores educacionais do Sesc Tatiana Tomé, Gilson Soares, Aparecida Sobrinho, Suelen da Silva e Marcos Cruz. As equipes da Ditran (Diretoria de Trânsito) também deram apoio às ações, orientando o trânsito e garantindo a segurança dos alunos participantes do projeto.