Advogado Hermeto Botelho foi pioneiro de Paranavaí

Morreu na madrugada de anteontem o advogado Hermeto Botelho Júnior. Ele tinha 72 anos (completados em 13 de abril) e passou mal em casa. O médico da família chegou a ser acionado e prestou os primeiros socorros, mas o advogado não resistiu. Foi um infarto fulminante, informou ontem um amigo da família. O sepultamento aconteceu no final da tarde de domingo, no Cemitério Municipal de Paranavaí.
A família Botelho é uma das pioneiras de Paranavaí, tendo se mudado para a cidade em 1947. Vieram os pais – Hermeto Botelho e Rosa Siqueira Botelho, com os filhos Hermeto Júnior e Ivan Teotônio Botelho. Hermeto pai montou uma farmácia, igualmente pioneira – Farmácia Santa Maria.
Hermeto Botelho Júnior formou-se em ciências econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas Paraná, em Curitiba. Já em 1972, formou-se em direito pela Faculdade Toledo de Ensino, em Bauru, interior de São Paulo.
No ano de 1970, Hermeto Júnior se casou com a também advogada Leila Moraes de Seixas Botelho, com quem tem um filho – Hermeto Botelho Neto, falecido em 2011. Além da advocacia, Hermeto Botelho Júnior deixa uma ficha de serviços, tendo participado ativamente de entidades assistenciais e filantrópicas, como a Casa da Criança, Maçonaria e Santa Casa de Paranavaí.
Também lecionou por muitos anos no Curso de Direito da Unipar – Universidade Paranaense – Campus Paranavaí. Como advogado, atuava na banca que leva o seu nome, localizada no Edifício Barão do Rio Branco.  Como define o seu colega de banca, advogado Lucílio Silva, “foi uma grande perda para a família Botelho, para a advocacia paranaense e para a sociedade paranavaiense”.
Paralelamente ao exercício profissional, Hermeto Botelho Júnior foi militante político, tendo atuação importante no antigo MDB e mais recentemente como dirigente do PSL – Partido Social Liberal, diretório paranavaiense.  
NA ADVOCACIA – Hermeto Botelho foi advogado de prestígio no Estado. Em Paranavaí, foi eleito secretário da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Gestão 1983/1984. Também foi Conselheiro Estadual – gestão 1995/1997, e membro do Conselho Estadual – Gestão 1998/2000. Foi ainda presidente da Subseção – Gestão 2001/2003.
No dia 11 de abril de 2014, em comemoração aos 40 anos da instalação da Subseção, Hermeto Botelho foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à OAB e à advocacia paranavaiense. Ele recebeu a honraria em evento da classe na sede da entidade e que contou com lideranças da advocacia paranaense. (Com informações da Subseção da OAB).