Advogados recebem certificado de habilitação profissional
Em defesa da Constituição Federal, da ordem jurídica e do estado democrático de direito. Pela boa aplicação das leis. Pela rápida administração da justiça. Pelos direitos humanos. No dia em que receberam o certificado de habilitação profissional, novos advogados firmaram compromisso com a ética e a cidadania.
Na última quinta-feira (29 de novembro), reuniram-se na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, para a consagração, de fato, como operadores do Direito. Nas palavras de Fernanda Maria Poltronieri, presidente da Comissão dos Advogados em Início de Carreira (Caic), “profissionais com muitas prerrogativas e com a missão de mudar a vida das pessoas”.
O presidente da OAB de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, depositou confiança nos novos advogados: “Serão profissionais exemplares”. Para que essa seja a realidade de cada um, a carreira na advocacia precisa ser pautada na valorização profissional e na ética, conforme apontou Santos.
Para o conselheiro estadual da OAB Joaquim Mariano Vaz de Carvalho Neto, que conduziu a solenidade de quinta-feira, algumas características precisam ser evidentes na conduta dos advogados: destemor, independência, coragem, ética e veracidade. Esses princípios “devem ser empregados todos os dias, para que o profissional possa transitar pela carreira sem riscos”.
Ele orientou os novos advogados: “Entre o certo e o fácil, escolham o certo”. E disse que o trabalho deve ser guiado pela racionalidade. “A lei é a razão livre da paixão”.
APOIO DA OAB – A presidente da Caic afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil não é uma entidade com finalidade única de fiscalizar os profissionais da área. Mais do que isso, “dá apoio para sermos o que precisamos ser: combativos”.
O presidente da Subseção de Paranavaí falou sobre a importância de os novos advogados ingressarem nas comissões que compõem a entidade, especialmente a que acolhe quem está iniciando a carreira profissional. Assim, podem receber o suporte de que precisam.
Vice-presidente da OAB de Paranavaí e delegada da Caixa de Assistência aos Advogados do Paraná, Valéria Canalle explicou que os profissionais têm acesso a uma série de benefícios e convênios. Para ter acesso, basta estar em dia com as obrigações financeiras junto à OAB.
A Caixa de Assistência, disse Valéria, atende as pessoas inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil e oferece, por exemplo, auxílio-maternidade, subsídios para consultas médicas e convênios com hospitais, clínicas e consultórios odontológicos. Além disso, tem parceria com empresas que comercializam produtos e serviços.
Formação acadêmica e a construção da carreira profissional
“O curso de Direito é uma opção maravilhosa. A pessoa graduada tem condições de promover a justiça que tanto buscamos em todas as áreas”. A declaração foi feita pela diretora-geral da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí, Edwirge Vieira Franco.
Na tarde de quinta-feira (29 de novembro), uma solenidade realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, marcou a entrega de certificados de habilitação profissional para dezenas de novos advogados. Parte deles se formou na Unipar.
“É gratificante ver o resultado de tanto trabalho”, destacou a professora Edwirge. Na avaliação dela, o desempenho positivo dos estudantes da Unipar revela, sim, os esforços de cada um. Mas, também, a qualidade do corpo docente, que ensina a lutar pela justiça de maneira humanística e democrática.
O professor Albino Gabriel Turbay garantiu que o curso de Direito da Unipar prepara advogados no sentido de alcançarem sucesso profissional, priorizando o lado ético e o lado humanístico. “Demonstra a seriedade do curso”.
Segundo ele, o índice de aprovação dos acadêmicos da Unipar no exame da OAB é de 50%, acima da média nacional. Assim, disse, é possível analisar e avaliar o desempenho dos professores: estão preparando os estudantes muito bem.
O sonho que se torna realidade
Depois de enfrentar muitas dificuldades, inclusive tendo de interromper os estudos, Waldegles Gelck Leal, hoje com 38 anos de idade, decidiu ingressar no curso de Direito.
A opção foi a Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí. Na última quinta-feira (29 de novembro), ela recebeu o certificado de habilitação profissional.
Ela disse que o resultado foi possível graças à união da preparação acadêmica com o estágio profissional. “Estou preparada em decorrência do bom ensino, que me deu base. Estou pronta para o mercado de trabalho”.
Betânia Silva, 25 anos, também estudou na Unipar de Paranavaí. Desde o primeiro ano da graduação, tinha em mente que deveria buscar cada vez mais conhecimento. Apoiou-se nos ensinamentos dos professores e se dedicou para além da sala de aula.
Na avaliação dela, o estímulo ao comportamento de acordo com a ética e a legalidade são marcas importantes que a instituição de ensino deixou na trajetória acadêmica. Agora, disse, é trabalhar por uma sociedade mais justa. “Sinto que estou preparada”.
“É um dos melhores cursos da região”, afirmou Jaqueline Jade dos Santos, 27 anos, que também recebeu o certificado de habilitação profissional. Graduada pela Unipar, elogiou a competência dos professores.
Ela afirmou que ser advogada é um sonho de criança que se realiza. Por isso, a palavra que define o sentimento com a conquista é gratidão. “Tive dificuldades no caminho, mas recebi apoio de familiares e amigos”.
Para Fábio Fernando de Oliveira, de 28 anos de idade, concluir o curso e receber a certificação representam “realização pessoal e profissional”. Trata-se de “um passo a mais na carreira”.
O novo advogado afirmou que apesar de ter concluído a graduação, a busca por novos conhecimentos é incessante. “O Direito está sempre em mutação. A instituição mostra o caminho e nós seguimos aprendendo”.