Aeroporto Edu Chaves, quase quarentão
Principal aeroporto da região do extremo-noroeste do Paraná, o atual Aeroporto Edu Chaves, de Paranavaí, completa nesta data – 14 de março de 2015 – seus 39 anos desde sua inauguração. Está localizado na Avenida Vereador Fued Abdala Tapxure, s/nº, no Jardim São Jorge e é administrado pela Prefeitura Municipal. Sua pista tem 1500x30m, numa altitude de 465m.
Os designativos das cabeceiras: 12/30; resistência da pista: 13/F/C/Y/U; coordenadas geográficas: 23º05’30"S/052º29’04"W.
O Aeroporto Edu Chaves de Paranavaí foi inaugurado em 14 de março de 1976, um domingo pela manhã, pelo governador Jayme Canet Júnior e pelo prefeito Benedito Pinto Dias. Acompanhado de secretários de Estado, Canet chegou a Paranavaí no sábado, depois de percorrer alguns municípios da região para lançar a pedra fundamental do asfaltamento das rodovias estaduais. Ele veio de Paranacity em helicóptero até Paranavaí.
Na edição de terça-feira, dia 16 de março de 1976, o Diário do Noroeste publicava a reportagem com a manchete: “Mais de 15 mil pessoas na inauguração do Aeroporto de Paranavaí”.
Na reportagem citava que a construção exigiu “um investimento total de 8 milhões e 344 mil cruzeiros (moeda da época). A terraplenagem e drenagem custaram 4 milhões e 930 mil cruzeiros. A pavimentação custou 3 milhões e 409 mil cruzeiros e o projeto de engenharia executado custou 5 mil cruzeiros”.
EDU CHAVES – O aeroporto localizado no Jardim São Jorge é o segundo de Paranavaí. O primeiro, com o mesmo nome, não era asfaltado e foi construído no início dos anos quarenta pelo governo do Estado, com o objetivo de receber aviões trazendo compradores de terras para desbravar a região.
Paralelamente foi construído o Grande Hotel Paranavaí, em madeira, que a partir de 1952 serviu como primeira Prefeitura Municipal, no mesmo local onde se situa hoje o prédio de alvenaria.
O primeiro aeroporto localizava-se paralelo à Avenida Paraná atual. A estação de passageiros era na altura onde se localiza hoje o Fórum Sinval Reis. A cabeceira ia até próximo ao Colégio Estadual atual e seguia passando pelo atual Hotel Sheraton até as proximidades da Escola Fundação Bradesco.
O nome Aeroporto Edu Chaves foi uma homenagem a Eduardo Pacheco Chaves, herdeiro de uma tradicional família ligada à cafeicultura de S. Paulo.
O rapaz de 24 anos e apaixonado por aviões, em 1911 fez o que os garotos ricos da juventude dourada de sua época faziam: foi estudar na França e, por lá, tornou-se amigo e companheiro de grandes nomes da aeronáutica como Alberto Santos Dumont, Roland Garros, Louis Blériot, entre outros. Foi um dos primeiros a realizar um voo entre Paris e Orleans, na França.
De volta ao Brasil foi o primeiro a fazer a ponte aérea Santos-São Paulo, em 09 de março de 1912. Ele faleceu aos 88 anos de idade de colapso cardíaco, num sábado, 21 de junho de 1975, em São Paulo.
SHOW ACROBÁTICO – A inauguração do novo Aeroporto Edu Chaves, há quase 40 anos, foi uma grande festa que reuniu 15 mil pessoas – segundo reportagem do Diário do Noroeste da época. O próprio helicóptero que transportou o governador Jayme Canet Júnior era uma atração, pois era incomum ver esse tipo de aeronave em Paranavaí. Mas a grande atração mesmo foi o show acrobático do brigadeiro do ar Alberto Berteli, considerado então um mito em acrobacia aérea e conhecido no Brasil inteiro. Nessa época ele morava em Registro-SP, embora a sua base fosse em Piracicaba-SP. Berteli morreu em 1980 aos 66 anos de idade.
Os designativos das cabeceiras: 12/30; resistência da pista: 13/F/C/Y/U; coordenadas geográficas: 23º05’30"S/052º29’04"W.
O Aeroporto Edu Chaves de Paranavaí foi inaugurado em 14 de março de 1976, um domingo pela manhã, pelo governador Jayme Canet Júnior e pelo prefeito Benedito Pinto Dias. Acompanhado de secretários de Estado, Canet chegou a Paranavaí no sábado, depois de percorrer alguns municípios da região para lançar a pedra fundamental do asfaltamento das rodovias estaduais. Ele veio de Paranacity em helicóptero até Paranavaí.
Na edição de terça-feira, dia 16 de março de 1976, o Diário do Noroeste publicava a reportagem com a manchete: “Mais de 15 mil pessoas na inauguração do Aeroporto de Paranavaí”.
Na reportagem citava que a construção exigiu “um investimento total de 8 milhões e 344 mil cruzeiros (moeda da época). A terraplenagem e drenagem custaram 4 milhões e 930 mil cruzeiros. A pavimentação custou 3 milhões e 409 mil cruzeiros e o projeto de engenharia executado custou 5 mil cruzeiros”.
EDU CHAVES – O aeroporto localizado no Jardim São Jorge é o segundo de Paranavaí. O primeiro, com o mesmo nome, não era asfaltado e foi construído no início dos anos quarenta pelo governo do Estado, com o objetivo de receber aviões trazendo compradores de terras para desbravar a região.
Paralelamente foi construído o Grande Hotel Paranavaí, em madeira, que a partir de 1952 serviu como primeira Prefeitura Municipal, no mesmo local onde se situa hoje o prédio de alvenaria.
O primeiro aeroporto localizava-se paralelo à Avenida Paraná atual. A estação de passageiros era na altura onde se localiza hoje o Fórum Sinval Reis. A cabeceira ia até próximo ao Colégio Estadual atual e seguia passando pelo atual Hotel Sheraton até as proximidades da Escola Fundação Bradesco.
O nome Aeroporto Edu Chaves foi uma homenagem a Eduardo Pacheco Chaves, herdeiro de uma tradicional família ligada à cafeicultura de S. Paulo.
O rapaz de 24 anos e apaixonado por aviões, em 1911 fez o que os garotos ricos da juventude dourada de sua época faziam: foi estudar na França e, por lá, tornou-se amigo e companheiro de grandes nomes da aeronáutica como Alberto Santos Dumont, Roland Garros, Louis Blériot, entre outros. Foi um dos primeiros a realizar um voo entre Paris e Orleans, na França.
De volta ao Brasil foi o primeiro a fazer a ponte aérea Santos-São Paulo, em 09 de março de 1912. Ele faleceu aos 88 anos de idade de colapso cardíaco, num sábado, 21 de junho de 1975, em São Paulo.
SHOW ACROBÁTICO – A inauguração do novo Aeroporto Edu Chaves, há quase 40 anos, foi uma grande festa que reuniu 15 mil pessoas – segundo reportagem do Diário do Noroeste da época. O próprio helicóptero que transportou o governador Jayme Canet Júnior era uma atração, pois era incomum ver esse tipo de aeronave em Paranavaí. Mas a grande atração mesmo foi o show acrobático do brigadeiro do ar Alberto Berteli, considerado então um mito em acrobacia aérea e conhecido no Brasil inteiro. Nessa época ele morava em Registro-SP, embora a sua base fosse em Piracicaba-SP. Berteli morreu em 1980 aos 66 anos de idade.