Agência bancária poderá ser multada por não distribuir senhas a clientes prioritários

Fiscais do Procon de Paranavaí foram até as agências bancárias da cidade para verificar se os atendimentos estavam sendo realizados dentro dos limites de tempo estabelecidos pela legislação. Nesse aspecto, não houve autuação, mas uma empresa poderá ser autuada por não distribuir senha para os clientes considerados prioritários.
A coordenadora do órgão de defesa do consumidor, Aline Cruz de Campos Garcia, explicou que os atendimentos estavam sendo feitos por ordem de chegada, “o que é um desrespeito ao idoso”, argumentou. Segundo ela, a multa deverá ser lavrada assim que a análise jurídica do caso for concluída.
Dez estabelecimentos foram visitados. Em parte deles, o movimento foi significativo, levando em conta que ontem foi o décimo dia do mês. Mesmo assim, todos os clientes foram atendidos dentro do prazo de 30 minutos.
A legislação municipal determina que o tempo de espera não ultrapasse 20 minutos diariamente, exceto nos cinco primeiros dias úteis de cada mês e no dia dez. Nesses casos, o atendimento pode ser feito em até 30 minutos, o que também vale para um dia antes e um depois de feriados.
Em caso de autuações, os bancos respondem a um processo administrativo e podem receber multas com valor mínimo de R$ 597,05.
Para os consumidores que se sentirem lesados em relação ao tempo de espera, a orientação é: retirar a senha antes e autenticar o comprovante no caixa, na hora do atendimento. Depois, basta procurar o Procon e formalizar a reclamação.
SERVIÇO – O Procon de Paranavaí localiza-se na Rua Antônio Felipe, 917, Centro. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por telefone, ligando para (44) 3902-1055 e 3902-1056.