Agentes de saúde vão intensificar vistorias em escolas municipais

Preocupado com a volta às aulas da rede municipal de ensino na última quarta-feira, a administração municipal decidiu intensificar as ações de combate à dengue nas escolas de Paranavaí.
Hoje, às 8h30, a secretária de Educação, Cida Gonçalves, e o diretor da Vigilância em Saúde, Décio Borges, irão se reunir com as diretoras dos estabelecimentos de ensino. As escolas passarão por uma vistoria detalhada a partir de hoje.
“Tenho conversado com as diretoras, antes mesmo da volta às aulas, e sei que elas estão cuidando e acompanhando de perto a limpeza de seus estabelecimentos de ensino. Mesmo assim, esse auxílio dos agentes, que têm experiência e um olhar mais apurado, será muito importante para que possamos fazer um verdadeiro pente fino em nossas escolas”, afirmou a secretária de Educação, Cida Gonçalves.
Foi anunciada a chegada de mais dois servidores do estado que reforçarão, a partir desta quinta-feira, os trabalhos de prevenção. Eles ficarão na cidade por pelo menos 10 dias e trabalharão diretamente com a identificação de focos do mosquito Aedes aegypti e acompanhamento dos pontos estratégicos do município (como borracharias, ferro-velho, etc.).
O secretário municipal de Governo e coordenador da comissão, Nivaldo Mazzin, solicitou à secretária de Educação que também intensifique os trabalhos de conscientização com os alunos, para que eles possam vistoriar as suas próprias residências e repassar esse conhecimento aos pais e amigos.
“As crianças são retransmissoras de informação e o envolvimento delas nesse assunto é de extrema importância. Sabendo disso, muitas escolas já estão realizando passeatas, teatros, entre outras atividades de conscientização”, apontou Cida.
Ainda durante o encontro, o procurador do município, Homero Madruga Chaves, ficou responsável por entrar em contato com a promotoria pública e estabelecer parcerias para garantir a entrada dos agentes nas residências do município.
“Algumas pessoas ainda se recusam a receber os agentes em suas residências. Então vamos buscar a ajuda da polícia e da promotoria para que possamos acabar com esse tipo de comportamento”, destacou Mazzin.

NÚMEROS DA DENGUE
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a tarde de quarta-feira, 2.047 casos de dengue já haviam sido notificados no município. Destes, 710 são positivos, 109 negativos e 1.228 ainda aguardam resultado.