Agentes do Crea-PR fiscalizam terminal urbano de Paranavaí

Agentes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR) estiveram ontem em Paranavaí. O objetivo da visita foi fiscalizar as condições de acessibilidade do Terminal Urbano Ângelo Bogoni e dos ônibus que fazem o transporte de passageiros dentro da cidade.
Além das constatações sobre a estrutura física e os veículos, o trabalho tem caráter de orientação. “Baseado em normas, vamos fazer a verificação visual”, informou Henrique Naioti Hiracava. Depois, um relatório com todas as informações será elaborado e enviado para a Administração Municipal e para a direção da Viação Cidade de Paranavaí (VCP).
Com o documento em mãos, caberá ao poder público e à empresa que presta o serviço de transporte decidirem como farão as possíveis mudanças propostas pelo Crea-PR. Inicialmente, disse Hiracava, não haverá autuação ou punição.
O trabalho está sendo desenvolvido em cidades de todo o Paraná. A ideia é saber que equipamentos de acessibilidade os terminais urbanos disponibilizam para os usuários, comparando às condições encontradas no levantamento anterior, feito em 2014. Foram escolhidos municípios de médio e grande porte.
De acordo com o agente de fiscalização do Crea-PR, Paranavaí atende os requisitos básicos para garantir o acesso ao terminal urbano e aos ônibus. Ele considerou, por exemplo, rampas de acesso ao local e faixas de pedestre no entorno. Também avaliou a plataforma para cadeirantes nos veículos e as acomodações internas.
Mesmo assim, uma análise criteriosa das informações coletadas durante a visita será feita pela equipe técnica do Crea-PR. Levará em conta, entre outros aspectos, o que há disponível para acolher pessoas com deficiência e obesos. “Esse público tem mais dificuldade de locomoção”, argumentou Hiracava.
O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Dultra, considerou a ação de fiscalização como importante. “Essas orientações vão mostrar coisas necessárias que no dia a dia não percebemos. Vamos receber o relatório e tomar as providências”.
Representante da VCP, o encarregado de tráfego do terminal urbano, Pedro Silva, também fez avaliação positiva sobre a atuação dos agentes do Crea-PR. “Nessa correria, alguns detalhes passam despercebidos. A orientação vai nos ajudar a melhorar”.