Ágide: “Mais renda e bem-estar às famílias rurais”

CURITIBA – Eles vieram de todos os cantos do Paraná, formando um mosaico humano paranaense raro de se encontrar em único local. Na sexta-feira, mais de 5 mil empreendedores rurais lotaram o amplo espaço do Expotrade Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Encontro Estadual dos Empreendedores Rurais.
Nele o Sistema FAEP/SENAR-PR, o Sebrae-PR e a Fetaep, instituições que desenvolvem o Programa Empreendedor Rural – PER, premia os três melhores trabalhos apresentados num concurso anual.
Esse exército constituído na maioria por mulheres exemplifica a vanguarda dos produtores, porque perceberam que os desafios no campo estão na busca incessante de mais produtividade e adaptação às tecnologias que se renovam.
Por saber da importância que os produtores rurais representam na economia estadual, o governador do Paraná, secretários de Estados, parlamentares, políticos e representantes de importantes instituições completam o cenário do evento, comandado pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.
“Acho que estamos cumprindo nosso papel de formar profissionais que aumentem a produção e a produtividade no campo e ao mesmo tempo gerem mais renda e bem estar às suas famílias”, disse Ágide ao abrir o Encontro.
Ele agradeceu ao governador Beto Richa pela lei nº 18.295 sancionada no último dia 10 de novembro, que trata da regularização ambiental das propriedades rurais e soluciona uma série de pendências decorrentes do novo Código Florestal federal”.
Ágide ressaltou a reeleição de Beto porque “temos nele um defensor da agropecuária e sempre nos atendeu e na medida do possível eliminou os entraves que possam prejudicar a produção do campo”. Aproveitou para agradecer pela permanência do economista Norberto Ortigara na Seab-PR no próximo governo.
Mostrou, porém, preocupações com o cenário nacional diante das previsões pouco otimistas em “face da situação da economia do país e das ameaças que pesam sobre as instituições”.