Agricultura Familiar supera meta e favorece produtores rurais de Paranavaí

A prefeitura Municipal de Paranavaí, através do planejamento de compras públicas e várias ações de suporte e apoio, alcançou em 2015 um percentual importante com a Agricultura Familiar: aproximadamente 39% de investimentos são na área de compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“A Agricultura Familiar permite uma retenção de riqueza na cidade. Antigamente, o município comprava de fora os produtos agrícolas. Hoje, a compra é feita diretamente na cidade, de produtores sérios e competentes da nossa região. Isso evita o êxodo rural e faz com que a agricultura movimente e o comércio local e o mercado de insumos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli.
São cinco secretarias participantes da agricultura familiar: Educação, Agricultura, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Saúde.
“Por meio do empenho de algumas secretarias municipais, Paranavaí pode oferecer uma alimentação saudável promovendo o desenvolvimento físico e mental dos escolares, contribuindo para melhora na saúde e índices de educação, e pelo processo de chamada pública o município pode comprar produtos da agricultura familiar fomentando a economia local e valorizando o pequeno produtor”, afirmou a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Andréa Alves Vieira.