ÁGUA É VIDA
Rogério J. Lorenzetti
Após uma estiagem sofrida, as chuvas voltam à nossa região. Por intercessão divina, visto que a inteligência humana ainda não consegue regular o tempo, a precipitação do precioso líquido possibilita o início do cultivo da safra de verão 2017/18.
Na zona rural produtores e demais trabalhadores lançam as sementes ao solo, iniciando um novo ciclo produtivo para alimentar pessoas e animais, permitindo a continuidade da vida como a conhecemos hoje.
O investimento necessário para produzir alimentos não é pouco, e movimenta uma cadeia numerosa de pessoas e empresas, fazendo com que recursos importantes contribuam para a geração de empregos e renda.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a 10ª estimativa da atual safra 2016/2017. A expectativa é que a produção de grãos chegue a 237,2 milhões de toneladas, com um aumento de 27,1% ou 50,6 milhões de toneladas frente os 186,6 milhões de t da safra passada. (Fonte Portal Brasil)
Esperamos repetir ou aumentar este número nesta safra que se inicia, fazendo com que os resultados importantes produzidos pela produção agrícola, somados à nossa produção pecuária, continuem impactando favoravelmente nossa balança comercial e movimentando a economia do interior do país.
Para tanto, necessitamos de um tempo com clima bom, chuvas regulares com volumes adequados, permitindo o desenvolvimento pleno das lavouras e pastagens, levando a produção a níveis satisfatórios.
Para muitos que moram nas cidades, o alimento que buscam nos supermercados, só depende das indústrias ou dos fornecedores que processam e distribuem, mas o início de tudo é o campo. Uma colheita farta representa alimentos mais em conta e a consequente melhora nos índices econômicos do país.
Cuidar bem da natureza e proteger nossas fontes de água doce, permitindo que a vida continue, é uma tarefa de todos. A natureza, não consegue se defender, mas as consequências da ação poluidora ou de devastação produzida pelo homem terá sempre um impacto negativo na vida do planeta.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016