Ainda há tempo para adquirir o kit da campanha e participar da caminhada

Quem não adquiriu o kit da Caminhada Passos que Salvam, do Hospital de Câncer de Barretos, ainda pode comprar hoje. A caminhada será amanhã, dia 23 de novembro, às 8h00, com saída e chegada na Praça dos Pioneiros. Acontece em várias cidades simultaneamente. Os kits serão vendidos nas empresas parceiras. À tarde, após o expediente comercial, poderão ser adquiridos no calçadão da Rua Souza Naves, informa o coordenador voluntário local, Valmir Trossini.
O investimento no kit, constituído de camiseta, boné e cadarço, é de R$ 25,00. Os kits estão à venda nos seguintes pontos: Loja OI, Posto MM da Praça dos Pioneiros, Ki Pé Calçados, For Boys, Mana Sports, Mercado Ipê, Rádio Transamérica, Padaria Vida Doce, Espaço Vida Saudável da Rua Manoel Ribas e FarmaÚtil da Getúlio Vargas.
Até ontem 400 kits estavam sendo comercializados, o número deverá subir por conta da manifestação de interesse. Ao todo são mais de mil conjuntos para a venda.
Quem não puder adquirir o conjunto mesmo assim poderá participar da caminhada, cujo objetivo é chamar a atenção para a prevenção e combate ao câncer em crianças e adolescentes.
Trossini pede que as pessoas compareçam com uma camiseta verde, engrossando a caminhada de conscientização. Sem contar que a caminhada faz bem para a saúde.   
CONSCIENTIZAÇÃO – O evento, promovido nacionalmente pelo Hospital de Câncer de Barretos, atenta para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer infanto-juvenil. O desafio é abranger todo o Brasil nos próximos cinco anos.
Na região Noroeste serão 22 cidades participando simultaneamente amanhã. Em Paranavaí a Caminhada será organizada pelo Sesc – Serviço Social do Comércio.
INÍCIO DO TRABALHO – A ideia da Caminhada nasceu a partir da experiência dos Estados Unidos da América. O Hospital de Barretos conheceu o trabalho do maior hospital de câncer em criança do mundo – Saint Jude – em Menphis – onde o índice de cura chega a 95%, enquanto no Brasil não passa de 55%.
O bom resultado estadunidense se deve ao trabalho de detecção precoce e prevenção. A partir daí, a decisão de promover a Caminhada, também ferramenta usada no caso de Menphis.
O trabalho no Brasil começou em 2012 com 20 cidades em dois estados. No ano seguinte, saltou para 80 cidades em sete estados. Em 2014, a meta é ultrapassar 200 cidades em 11 estados.
SINAIS QUE DEVEM CHAMAR A ATENÇÃO – Durante a Caminhada, a coordenação deve divulgar um panfleto com informações sobre os primeiros sintomas e principais tipos de câncer na infância. Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer.
Dentre eles estão: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades rotineiras; manchas arroxeadas na pele, com hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho da barriga; brilho branco em um dos olhos quando a criança sai em fotografias com flash. Pais podem colaborar no diagnóstico, informando aos profissionais de saúde ao constatar um desses sinais.