ALAP lança II Concurso Paranavaí Literária
A Academia de Letras e Artes de Paranavaí lançou o II Concurso Alap Paranavaí Literária em solenidade realizada sexta-feira (17) no Auditório da Unespar/Fafipa e que foi motivo também do início das comemorações pelos 10 anos de fundação da entidade.
A realização e promoção desta segunda edição do concurso são apoiadas pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paranavaí, Casa Antonio Frederico Ozanam (Lar Vicentino), Asilo Lins de Vasconcelos e o Instituto Maurício Gehlen, mantenedor do Centro Dia do Idoso e do Centro de Convivência do Idoso (em construção), com apoio também da Fundação Cultural de Paranavaí.
O concurso tem caráter exclusivamente cultural e visa selecionar e divulgar obras literárias produzidas em Língua Portuguesa por escritores, poetas, contistas e cronistas nascidos ou residentes no Brasil. Objetiva também incentivar a produção literária no âmbito das cidades da microrregião de Paranavaí, no Noroeste do Estado do Paraná, que integram a área geográfica de atuação da Academia.
Além dos objetivos mencionados, a Academia elegeu para a realização do concurso as seguintes finalidades: Estimular a criação literária; Promover intercâmbio artístico-cultural; Valorizar novos talentos; Tornar acessíveis ao público os trabalhos produzidos em Língua Portuguesa; Ampliar os espaços e oferecer oportunidade de reflexão acerca do tema escolhido.
O concurso será realizado nas categorias poesia e microconto.
Na categoria poesia, os autores poderão inscrever trabalhos em quaisquer das seguintes modalidades: poema temático (com liberdade na forma, deverá conter título, estar de acordo com o tema e não ultrapassar o número de 50 versos); haicai (poema de três versos sem título, inspirado no haikai japonês, com 17 sílabas poéticas divididas em versos de 5, 7 e 5 sílabas, que contenha alguma referência à natureza ou às quatro estações do ano e exprima o tempo presente);
O microconto é um conto de produção minimalista, cuja narrativa se dá no menor número possível de palavras, caracterizado pela concisão, narratividade, totalidade, subtexto e ausência de descrição, que neste concurso será limitado a 300 caracteres, considerados os espaços e o título, se houver.
Os poemas temáticos deverão observar o tema escolhido pela Academia que, para esta segunda edição, versará sobre o idoso e a arte de envelhecer.
Ante o tema escolhido pela Academia para a modalidade poema temático, para a promoção e divulgação do concurso adota-se o slogan: A arte é longa. A vida é breve. O tempo é síntese.
As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 10 de abril até às 23h59 do dia 30 de junho de 2017. A participação é gratuita e aberta a todos os escritores, poetas, contistas e cronistas nascidos ou residentes no Brasil.
São impedidos de participar do concurso os membros da Academia de Letras e Artes de Paranavaí.
Cada participante poderá se inscrever com, no máximo, dois trabalhos em cada uma das categorias e modalidades, mas apenas um poderá ser classificado entre os três (3) primeiros selecionados. No sítio do concurso na internet o participante, ao preencher a ficha de inscrição, deverá anexar os arquivos de texto no formato ".doc" ou ".docx" (documento do Microsoft Word) ou no formado ".pdf" (Portable Document Format, da Adobe Acrobat) contendo os trabalhos, individualizados. A mensagem eletrônica (e-mail) gerada pelo sistema valerá como comprovante de inscrição.
Os resultados serão divulgados no sítio concursoalap.org.br no dia 1º de outubro de 2017, alusivo ao Dia Nacional do Idoso, instituído pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. Serão premiados com troféus os três melhores trabalhos em cada uma das categorias e modalidades. A entrega da premiação ocorrerá no dia 31 de outubro de 2017, durante evento comemorativo do Dia Nacional da Poesia (instituído pela Lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade).