Alerta: escorpiões podem matar

Uma pessoa alérgica picada por escorpião amarelo pode morrer em até duas horas, alerta o diretor da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Randal Khalil Fadel. Ele explica que em épocas chuvosas, os aracnídeos tendem a sair dos lugares onde se escondem, para buscar alimentos, por isso, acabam invadindo quintais e casas.
O bairro com maior incidência de escorpiões amarelos é o Jardim Ouro Branco, mas os animais também podem ser facilmente encontrados em outras regiões da cidade, especialmente onde há entulho e lixo acumulado. “Eles não fazem ninhos, então, podem se espalhar rapidamente”, afirma Fadel.
O diretor da Vigilância em Saúde destaca que ao encontrar um escorpião, o morador precisa tentar capturá-lo. Mas orienta que é preciso tomar todos os cuidados, por exemplo, usar luvas e manter distância do animal. “Se estiver vivo, pode atacar”, enfatiza, reforçando que, se for possível, o morador deve tentar matar o aracnídeo.
Outra medida a ser tomada é entrar em contato com a equipe da Vigilância em Saúde, para que um agente seja deslocado até a residência onde o animal foi encontrado. O servidor público fará as orientações necessárias e tentará localizar outros escorpiões, para eliminá-los.
PICADA – A picada do escorpião amarelo corresponde a cinco picadas de marimbondo, compara Fadel. Na parte atingida pelo ferrão surge um hematoma quase imediatamente. No caso de pessoas alérgicas, o veneno pode afetar o sistema respiratório e levar a vítima à morte.
O diretor da Vigilância em Saúde ensina: “Em caso de acidente é preciso lavar o local com água e sabão. Em seguida, a pessoa precisa procurar atendimento médico, para ser medicada e não ter complicações”.
SERVIÇO – Há dois telefones para contato com a equipe da Vigilância em Saúde: (44) 3902-1137 e 3902-1143. O endereço é Rua Antônio Felipe, número 911.