Alonso corre para diminuir folga de Vettel na liderança

MONZA, ITÁLIA – Para Fernando Alonso, o objetivo neste final de semana em Monza é claro. Terminar o GP da Itália, domingo, à frente de Sebastian Vettel.
Segundo no Mundial de F-1, com 46 pontos a menos que o tricampeão, Alonso sabe que para manter-se na disputa pelo título precisa começar a diminuir a desvantagem, algo que não ocorre desde a Inglaterra, em junho.
"Precisamos começar a mudar este cenário nesta corrida. Por isso, tudo o que quero é chegar à frente do Sebastian aqui em Monza e em Cingapura”, disse o ferrarista, cujo último triunfo foi no GP da Espanha, em maio.
Para que isso ocorra, um bom resultado hoje no treino que define o grid, às 9h (de Brasília), pode ser crucial.
O problema é que os treinos têm sido a principal fraqueza da Ferrari nos últimos anos. A última vez que o espanhol largou na primeira fila, por exemplo, foi há 21 corridas, na Alemanha, em 2012.
Pior: na última etapa, na Bélgica, Alonso completou sete provas sem largar entre os quatro primeiros, o que não ocorria desde 2009.
Mas, dos 92 pódios que o espanhol já conquistou na F-1, 61 foram obtidos mesmo sem ele ter saído entre os três primeiros – aproveitamento de 66%. Só Michael Schumacher tem desempenho melhor: em 66 corridas foi ao pódio mesmo sem ter largado entre os três primeiros.
Na TV – Treino de classificação para o GP da Itália. 9h Globo.