Alternar pastagem e outras culturas pode aumentar a produtividade na agropecuária

A agropecuária é uma das principais forças econômicas dos municípios do Extremo-Noroeste. No entanto, a atividade não se desenvolve de forma sustentável, tendo como um dos principais resultados a degradação do solo, o que reduz a produtividade.
A avaliação foi feita pelo engenheiro agrônomo Mateus Carvalho Basílio de Azevedo, gerente do “Projeto de Integração Lavoura-Pecuária”, desenvolvido na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Paranavaí.
São duas frentes de trabalho. A primeira refere-se a pesquisas sobre os benefícios da alternância entre pastagem e mandioca, utilizando diferentes métodos de plantio e cultivo. A segunda inclui estudos da produção de soja como alternativa no processo de recuperação do solo.
O projeto teve início em 2012 e a expectativa é que se estenda por dez anos, até que seja possível conhecer os resultados das pesquisas. Azevedo disse que nesse tempo serão feitos cálculos de risco e avaliações dos pontos positivos e negativos.
Com os experimentos a equipe envolvida nas pesquisas saberá informar, por exemplo, qual a melhor técnica para aumentar a produtividade da pastagem e o ganho de peso dos animais. As análises agronômicas e econômicas também permitirão conhecer a viabilidade de cada alternativa proposta pelo projeto e comparar custos e faturamentos.
DIA DE CAMPO – Na manhã de ontem, pesquisadores de todo o Paraná e técnicos da região estiveram no Iapar de Paranavaí para conhecer o projeto. Aproximadamente 25 pessoas participaram do Dia de Campo.
A intenção do gerente do projeto é que os produtores também sejam convidados para conhecer as técnicas aplicadas pela equipe de pesquisadores, mas isso só acontecerá quando houver resultados práticos mais visíveis.