Aluna vence concurso nacional de redação

A Associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí participa de todos os concursos lançados pela Coordenadoria do Distrito 4630, do Rotary Internacional, e também aqueles lançados pela Coordenadoria Nacional.
Na última e recente promoção, as rotarianas de Paranavaí foram muito felizes, pois conquistaram o primeiro lugar no Distrito e venceu o concurso nacional.
A jovem Camila da Silva Marcossi, da Escola Curitiba, de Paranavaí, disputou a final do concurso de redação com outros 24 concorrentes, representando 10 Estados do Brasil.
COMO FOI – A Associação oficiou o Núcleo de Educação de Paranavaí solicitando a indicação de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental para disputar de um concurso de redação.
A indicada foi a Escola Curitiba.
250 alunos da escola participaram e foram classificados cinco e, ao final, escolhida uma redação para participar do concurso aberto pela Coordenadoria das Associações de Senhoras de Rotarianos do Distrito 4630.
A diretora Zenaide Maio disse ao DN que a Escola realiza, normalmente, aulas de leitura e redação, utilizando inclusive o jornal Diário do Noroeste, há quatro anos, dentro do Projeto Ler para Crescer.
PRIMEIRO LUGAR – Foi eleito o trabalho redacional da aluna Camila da Silva Marcossi.
O concurso de redação, tendo como tema “Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos”, foi classificado em primeiro lugar, no Distrito, dando muita alegria às senhoras de rotarianos, à diretora e às professoras Helica Moreira, Aparecida Licei Prado, além dos alunos da Escola Curitiba.
CONCURSO NACIONAL – Considerando muito bonita a redação da aluna Camila da Silva Marcossi, as Senhoras de Rotarianos de Paranavaí inscreveram a redação no Concurso da Coordenadoria Nacional das Associações do Brasil.
Foram 25 os trabalhos selecionados no Brasil, mas a vencedora foi a redação da jovem Camila da Silva Marcossi, que ganhou uma medalha de ouro e uma viagem de 11 dias para a Califórnia, visitando a Disney, sonho da juventude.
As integrantes da Associação em Paranavaí manifestaram a sua felicidade em participar do concurso, festejando a alegria, com a estudante premiada, a diretora, as professoras e os alunos da Escola Curitiba.
Acompanharam os concursos com muito interesse as senhoras de Rotarianos: Rosita Ghina de Lima (Presidente), Zenir Costa, Therezinha Dal-Prá, Lindamir Franco, Therezinha Machado, Mariazinha Longo e Lucia Cordeiro.

A REDAÇÃO
Sozinhos não somos nada

Simplesmente olhe ao seu redor, veja quantas pessoas formam um todo. Agora, imagine uma pessoa sozinha em uma escola, se uma banda tivesse só um integrante, se uma festa de aniversário tivesse só um convidado. Agora pense como o mundo seria sem graça se girasse apenas ao seu redor.
Nós nascemos, crescemos, e vivemos para que juntos com outras pessoas possamos formar um todo forte, pois sozinhos somos apenas uma pessoa fraca, como um simples fio fácil de quebrar, mas quando juntamos vários fios ficam fortes e dificilmente se quebram.
Neste mundo não existe EU, mas sim NÓS porque querendo ou não dependemos de outras pessoas e às vezes elas dependem de nós. Somos todos iguais e não temos o direito de excluir ninguém porque tem algum problema, pois o problema maior é ficar sozinho.
Por isso, vamos fazer o possível para convivermos harmoniosamente, pois somos o que fazemos, agimos, falamos, e temos o mundo todo a nossa volta. Prestando atenção em nós e nos apoiando seremos melhores. Assim, consequentemente, teremos uma sociedade melhor, pois a união fortalece a luta por justiça social. A busca por um mundo mais justo e mais fraterno é responsabilidade de todos. Como diz o ditado a “A união faz a força”, então “se liga fera”, você sozinho não é nada!

Aluna: Camila da Silva Marcossi
Professora: Helita Fernandes de Oliveira Moreira