Alunas da Escola Ilda Campano vencem a Copa de Ginástica Rítmica em Guarapuava

A Escola Municipal Ilda Campano Santini, de Paranavaí, conquistou no último sábado (24), em Guarapuava, o 1° lugar na Copa de Ginástica Rítmica na categoria “Pré-infantil Conjunto Mãos Livres”. O município também recebeu um troféu por ter enviado o maior número de atletas para a competição e outro pela conquista do 2° lugar geral nas disputas.
Neste ano Paranavaí foi representada por 23 ginastas, entre 8 e 13 anos, das Escolas Municipais Cecília Meireles, Ilda Campano, Dácia Figueiredo Fortes e Noêmia Ribeiro do Amaral e da Associação de Ginástica Rítmica (AGIR).
Ginastas campeãs – Cada estabelecimento de ensino de Paranavaí enviou para a Copa cinco ginastas para competir em grupo. As alunas que representaram a Escola Ilda Campano e ganharam a medalha de ouro foram: Sabrina Gardin, Luana Oliveira, Keith Del Bianco Rios, Diovana Chiquito e Radija da Paz.
Este foi o primeiro ano que o projeto de ginástica rítmica foi desenvolvido na escola, sendo coordenado pela técnica Vânia Gizelle Cardoso em parceria com a AGIR. A diretora do estabelecimento, Maria Amélia da Silva Barbosa, destaca que o ótimo resultado das estudantes na competição se deu graças à muita dedicação das ginastas, a ótima qualidade das aulas e empenho dos professores e equipe pedagógica. “O projeto está sendo desenvolvido com cerca de 50 alunas no contraturno escolar e deve ser estendido a mais estudantes no ano que vem. Hoje, as aulas são voltadas às alunas do 3°, 4° e 5° anos e elas não faltam a nenhum treino”, observou a diretora.
Benefícios da ginástica rítmica – A diretora da Escola Noêmia Ribeiro do Amaral, Márcia Maria Moreira Rocha, comenta que a ginástica traz vários benefícios para a saúde das alunas, pois contribui para uma melhor postura, desenvolvimento motor, disciplina, equilíbrio e ritmo.
“Nossas ginastas ficaram em 3° lugar e estão de parabéns porque vêm se dedicando bastante aos treinos. Atualmente, 80 alunas estão inscritas nas aulas de ginástica rítmica na escola. Algumas delas que estão no 5° ano e vão sair do estabelecimento já se inscreveram na AGIR para dar prosseguimento aos treinos”, concluiu.