Alunos da Cooperativa Mirim de Paranavaí visitam Cooperativa Mirim Maringaense

Nesta semana os associados da Cooperativa Mirim Coopercriança, de Paranavaí, visitaram Maringá para conhecer a Cooperativa Mirim “O Mundo em Nossas Mãos”, constituída a partir da experiência paranavaiense. Foi também uma retribuição à visita dos jovens maringaenses, em junho do ano passado. O projeto, da Casa da Criança de Paranavaí, tem apoio do Sicoob Noroeste desde a fundação, em 2012. A Coopercriança é destaque nacional em cooperativismo e também na mídia, por conta das ações de pioneirismo.
O encontro em Maringá foi coordenado pelo Sicoob Noroeste, Sicoob Metropolitano e Instituto Sicoob, a fim de engajar os pequenos associados ao 6º Princípio Cooperativista – a intercooperação.
Este princípio preconiza que a união e a cooperação sejam realizadas não apenas entre os membros de uma cooperativa, mas também pelas cooperativas entre si, por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e até internacionais.
Esta intercooperação deve realizar-se tanto de forma horizontal, entre as cooperativas de um mesmo nível de organização – singulares e centrais -, como de forma vertical, entre as cooperativas singulares e as centrais, entre estas e as organizações nacionais.
Da Coopercriança, estiveram presentes a diretora da Casa da Criança, escola onde estudam os alunos associados da cooperativa mirim de Paranavaí – irmã Gracinda da Piedade Alberto; a Professora Ana Selhorst; e o gerente de Planejamento e Desenvolvimento do Sicoob Noroeste, Alessandro Arraes Rodrigues.
O Assessor Administrativo do Sicoob Metropolitano de Maringá – Adilso Carniel e a Professora Thais Santos – representaram a “O Mundo em Nossas Mãos”, que é composta pelos alunos do Lar Escola da Criança de Maringá. Entre as duas cooperativas mirins, cerca de 38 alunos associados participaram de palestras, dinâmicas e orientações quanto ao cooperativismo.
INTERCÂMBIO – Durante as atividades, verificou-se um intercâmbio cultural entre os alunos. Esta troca de informações é importante para o crescimento das cooperativas, para os alunos se conhecerem e para estreitar as relações interpessoais e associativas, enfatiza a analista Júlia Fagan, do Instituto Sicoob.
Representando o Sicoob Unicoob, o Presidente do Conselho de Administração Jeferson Nogarolli, o Presidente Executivo Marino Delgado e o Vice-Presidente do Instituto Sicoob, Sérgio Gini, falaram aos estudantes sobre as experiências de vida que tiveram, a importância da educação e sobre sempre manter o foco no futuro.
As presidentes Andreina Oliveira (Coopercriança) e Larissa Sizino (O Mundo em Nossas Mãos), agradeceram a oportunidade, os conselhos e destacaram que os projetos vão continuar, com empenho e determinação.
O Gerente do Sicoob Noroeste, Alessandro Arraes Rodrigues, reiterou que por meio desta troca de experiência, os jovens serão estimulados, aproveitando o que há de positivo nas duas iniciativas, desenvolvendo o espírito de cooperação e ajuda mútua. “Nós estávamos há bastante tampo, aguardando esta oportunidade única. Fiquei muito feliz em saber que aquele grupo que nos visitou há um tempo e se encantou com nosso trabalho na Coopercriança, deu andamento em seu sonho e constituiu a sua própria Cooperativa Mirim (O mundo em nossas mãos)”, destacou.
HISTÓRIA E PRÊMIO DA COOPERCRIANÇA – A Coopercriança, fundada no primeiro semestre de 2012, já nasceu com destaque. Naquele ano o Sicoob Noroeste ficou entre os dez melhores no Prêmio Cooperativa do Ano – Projeto Referência Estadual (Categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo). Conquista se deu por conta do trabalho com a cooperativa mirim.
A ação de vanguarda valeu o certificado e o selo “Referência Estadual”, que passou a constar em todo o material de expediente e divulgação do Sicoob Noroeste. O prêmio foi recebido pelo presidente Hélio Nakatani, durante o encerramento do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Agropecuárias e de Créditos, realizado em Curitiba.
(Com informações de www.institutosicoob.org.br)