Alunos da educação especial produzem jornal mural em escola de Loanda
Qual é a importância da informação? E de que forma o jornal impresso contribui para a divulgação dos fatos?
Essas e outras perguntas nortearam o projeto Jornal Mural, desenvolvido na Escola de Educação Especial João Paulo II, em Loanda.
Os trabalhos foram coordenados pela professora Valéria Prates e envolveram sete alunos. Primeiramente, eles tiveram contato com jornais impressos, fizeram leituras de textos e imagens e discutiram os assuntos abordados nas matérias.
Depois, transformaram-se em repórteres. Entrevistaram professores e conversaram sobre diferentes assuntos, por exemplo, jogos escolares e música. Também fizeram uma entrevista com a diretora da instituição de ensino, Sueli Augusti Lira.
A partir das informações que coletaram dentro da escola, produziram um jornal. Em vez do material impresso de maneira convencional, expuseram o resultado do trabalho em um mural, para que toda a comunidade escolar pudesse ver.
Na avaliação da professora Valéria Prates, o trabalho realizado com jovens e adultos foi positivo. “Tivemos resultado satisfatório, pois [o projeto] proporcionou grande socialização entre os alunos.”
Para ela, a produção de um jornal escolar é importante porque “desperta nos alunos a oportunidade de interagir com a leitura, o letramento e os diferentes gêneros textuais que compõem os textos jornalísticos”.
Foi a primeira vez que uma atividade assim foi realizada. Teve início em fevereiro deste ano e se estendeu ao longo do bimestre, culminando na montagem do mural. Intitulado “Apae Notícias”, o jornal deverá ser objeto de outros projetos, inclusive com formatos diferentes do mural.