Alunos de escolas em tempo integral terão aulas de Educação Empreendedora

Professores das 10 escolas municipais que trabalham em período integral ou estendido estão participando do programa Educação Empreendedora do Sebrae em Paranavaí. 
Os professores, que trabalham com turmas do 1º ao 5º ano, estão recebendo o treinamento gratuito e depois serão os multiplicadores do programa, desenvolvendo ações de empreendedorismo com todas as turmas das escolas em que trabalham.
A previsão é de que as aulas sobre Educação Empreendedora na escolas de tempo integral da rede municipal de Paranavaí comecem no mês de abril. No total, 2.200 alunos das 10 escolas vão participar do programa este ano.
No total, 2.200 alunos das 10 escolas vão participar do programa este ano.
“O Sebrae trabalha muito para fomentar o empreendedorismo, fazer  com que as pessoas despertem para empreender, e para  ajudar na competitividade dos pequenos negócios, e avaliar se o ambiente (local onde a empresa está instalada) é favorável. Aí entra a Educação Empreendedora. Nossa intenção é fazer com que o ambiente da cidade seja um ambiente empreendedor. E nada melhor do que começarmos na base, com os nossos alunos”, destaca o consultor do Sebrae, Wellington Perdomo.
Segundo Wellington, o projeto busca desenvolver nos alunos o espírito empreendedor desde cedo. “Sabemos que o brasileiro tem essa natureza de empreendedorismo, mas muitas vezes ele não recebe estímulo para isso. As pessoas passam por todo o ciclo de ensino, inclusive a faculdade, adquirindo conhecimento técnico. Mas quando este profissional abre um negócio, o empreendimento dele, muitas vezes ele não sabe como administrar isso. A ideia é começar a conversar desde cedo com as crianças sobre empreendedorismo, fazendo com que elas vivenciem isso já na sua vida pessoal, tendo iniciativas, responsabilidades, etc.”, frisa.
Para a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rozemara Clariano, a escola de tempo integral precisa oferecer um diferencial para os alunos. 
“Para dar certo, este trabalho depende muito da visão que cada professor vai passar para os alunos. A ideia do programa não é formar vários ‘robozinhos’, para que todos sejam microempreempresários no futuro. O foco é ajudar nossos alunos, desde cedo, a identificar seus talentos e capacidades e enxergar as oportunidades”, avalia.
Todo o treinamento está sendo dado pela consultora credenciada do Sebrae, Sirley Fátima de Souza. A capacitação com os professores começou na sexta-feira passada e terá ainda outros quatro encontros.