Alunos especiais vendem verduras que cultivam na horta orgânica
Na horta orgânica, os alunos especiais do Centro de Atendimento Especializado Renascer Profissionalizante, de Paranavaí, cultivam alface americana, alface lisa, almeirão, cebolinha, coentro, brócolis, beterraba, acelga, pimenta, cebola de cabeça e chuchu.
O cultivo começou em 2016, lembra a professora Eliane Niehues, responsável pelos trabalhos no Centro Renascer. “Nós iniciamos um projeto de horta orgânica sustentável. O objetivo principal foi promover a inclusão social, a cidadania e a qualidade de vida dos nossos alunos, já que eles levam as verduras cultivadas para o consumo de casa. Como a produção é farta, nós conversamos e todos os alunos concordaram em vendermos parte dos produtos na vizinhança”.
De acordo com a professora, os alunos fazem o plantio, cultivam, colhem e saem para vender. “Quem compra os produtos da nossa horta está se alimentando de verduras frescas e sem nenhum agrotóxico”. O Centro funciona no Jardim Santa Cecília.
“Em paralelo, estamos desenvolvendo nos alunos um senso de responsabilidade, autonomia, ensinando a abordar as pessoas da maneira mais educada para oferecer os produtos, e ensinando a lidar com dinheiro, já que eles mesmos fazem a venda e dão o troco para os consumidores”, explica a professora Eliane Niehues.
“Eles são tão comprometidos que no período de férias um dos nossos alunos veio todos os dias aguar e cuidar da plantação. O resultado é maravilhoso. As verduras estão muito bonitas, prontas para colher e serem consumidas”, ressalta.
Com o dinheiro das vendas, os alunos promovem ações de integração e passeios entre eles. “Eles já foram em pizzaria, no cinema, já fizemos um almoço especial, já compraram caixas de bombom em datas especiais, tudo com o dinheiro da horta. Agora eles decidiram fazer um passeio em uma tarde e ir em uma sorveteria”.
“É muito bom ver o quanto este projeto ajuda no desenvolvimento deles, o quanto eles aprendem e gostam de lidar com a terra, de verem o trabalho deles reconhecido, mesmo que seja pelos moradores aqui da vizinhança”, avalia Eliane.
ARTESANATO – Além do projeto da horta orgânica, os alunos especiais do Centro Renascer trabalham com artesanato, produzindo peças para datas especiais, como a Páscoa, Dia das Mães, Natal, etc. Agora, a produção está focada em presentes para o Dia dos Pais.
Quem quiser conhecer mais de perto este trabalho e colaborar, adquirindo os produtos artesanais, as verduras ou desenvolvendo alguma ação voluntária, basta ir até o Centro Renascer, que fica na Rua Amazonas, s/nº, esquina com a Avenida Tancredo Neves, nos fundos da Associação de Moradores Santa Cecília. O telefone de contato é o 3902-1020. (Ass./Pref.)