Alunos participam de Aula de Campo na Estação Ecológica do Caiuá
Alunos do Colégio Estadual Humberto de Campos, de Querência do Norte, participaram no dia 10 de maio do Projeto Aula de Campo Pesquisando e Entendendo Territorialidades Ambientais. O projeto é desenvolvido pela professora de Geografia, Betânia Rios de Souza, entre os alunos dos 1ºs anos do ensino médio.
A aula de campo aconteceu na Estação Ecológica do Caiuá, no Município de Diamante do Norte. Os alunos foram acompanhados pela professora Betânia Rios de Souza, a diretora auxiliar Lisdete Saraiva Nogueira Regino e as agentes educacionais Ilmara Maria Rosa Eger e Francisca Gomes da Silva.
Para a professora Betânia, destaca que aula de campo “é um importante encaminhamento metodológico para analisar a área em estudo de modo que o aluno poderá diferenciar paisagens de espaços geográficos, bem como compreender os conceitos básicos que são fundamentais para o estudo da disciplina de Geografia”.
De acordo com o diretor Gilsimar de Lima, “projetos que envolvem aula de campo são instrumentos metodológicos importantíssimos na prática pedagógica, pois envolve e motiva os participantes, aliando teoria e prática, assim contribui diretamente para que haja melhorias no processo de ensinar e aprender, que tanto buscamos aperfeiçoar dia a dia”.
O trabalho em campo é uma técnica bastante utilizada na Geografia, e isso é percebido pelos relatos de pesquisadores, viajantes, naturalistas que utilizavam o meio como instrumento de análise.
A prefeita Rozinei Aparecida Raggiotto Oliveira (Dra. Roze), a chefe do Núcleo Regional de Educação de Loanda, Eliana Dandolini Felipe, e o diretor do Colégio Professor Gilsimar de Lima, parabenizam a professora Betânia e todos os envolvidos no trabalho.