Alunos pedem que população pare de jogar lixo na via

Alunos do 5º ano da Escola Dácia Figueiredo Fortes instalaram, quarta-feira, uma placa pedindo a conscientização dos moradores para não jogarem lixo na Rua Flauzina Dias Viegas, que liga o Jardim Campo Belo ao Conjunto Habitacional do Jardim São Jorge.
Ao lado da professora Sandra Zanolli, idealizadora do projeto, de representantes rotarianos e das secretarias municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente, as crianças fizeram ainda a entrega de panfletos educativos aos motoristas que passavam pelo local.
“Este é o terceiro ano do projeto. Desde fevereiro estamos trabalhando a educação ambiental em sala de aula e já fizemos várias atividades práticas. Elegemos este local, que é uma área que afeta o Ribeirão Ouro Verde, para protegermos. Já limpamos algumas vezes este local, junto com o pessoal do Rotary Entre Rios, que é nosso parceiro no projeto. Mas o que percebemos é que, em sua maioria, não são os moradores dos dois bairros que jogam o lixo ali; são moradores de outras localidades da cidade que vêm de carro para jogar entulhos e lixo neste local”, explica a professora Sandra.
Segundo o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Paranavaí, Eurípedes Lemes Silva, “foi realizado um mutirão de limpeza neste local na última segunda-feira e foram retirados oito caminhões cheios de lixo e entulho. Tinha todo tipo de material aqui, desde sofás, máquinas de lavar, madeira e até animais mortos. Em apenas dois dias o local já está com lixo de novo. A população precisa se conscientizar e colaborar para a preservação deste espaço”.
O Ribeirão Ouro Verde, que está sendo protegido pelos alunos da Escola Dácia, deságua no Rio Suruquá. O Rotary Entre Rios é parceiro neste trabalho de preservação e foi quem confeccionou a placa de conscientização instalada no local esta semana. O projeto conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente.