Ameaçados, reforços e desfalques: o que as listas do Paulista revelam
A divulgação das listas para o Campeonato Paulista de Futebol nas últimas horas, mais do que revelarem o esboço dos times, indicou quem são os desfalques, os prestigiados e os ameaçados entre os grandes do Estado.
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos utilizaram a possibilidade de não inscreverem todos os jogadores nesta primeira relação e vão compor o grupo definitivo de acordo com o Campeonato, mas por consequência evidenciaram o status com que cada atleta iniciará a temporada.
Neste sentido, a maior surpresa ficou por conta da lista santista, sem as presenças do goleiro Vladimir, do meia Bryan Ruiz e dos atacantes Derlis Gonzáles e Sasha. Todos estão liberados para procurarem outro clube.
Com reforços ainda em aberto ou dependendo de liberação no BID, Palmeiras (5 atletas), São Paulo (7) e Corinthians (7) também apresentaram listas com espaço para novos nomes. Alguns como o do são-paulino Hernanes já são garantidos, mas outros vivem indefinição. Neste sentido, palmeirenses e corintianos devem viver uma disputa árdua pelas últimas vagas em aberto devido ao maior número de atletas.
Vale lembrar que, neste ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) permitiu a inscrição de duas listas: a principal, com até 26 nomes, pode ser complementada ao longo da primeira fase e permite quatro alterações antes das quartas de final. A segunda, denominada de lista B, é formada por jogadores das categorias de base inscritos à parte dos 26 nomes principais. Para serem elegíveis a esta relação, o atleta precisa preencher três quesitos: ter nascido a partir de 1998, estar no clube há pelo menos um ano e ter disputado alguma competição de base da FPF pelo clube até 2018. Nomes já de destaques nos clubes, como Pedrinho, Rodrygo e Liziero, fazer parte desta relação que não tem limite de inscrições.