Ano letivo de 2015 começa hoje para os alunos da rede estadual

Aproximadamente 18.800 alunos de Paranavaí e outros 20 municípios da região têm hoje o primeiro dia letivo de 2015. Com o fim da greve dos professores e dos funcionários das escolas na última segunda-feira, parte das reivindicações da categoria foi atendida pelo Governo do Estado.
O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Pedro Baraldi, afirmou que todas as escolas estaduais estão prontas para receber os estudantes. Materiais de limpeza e merenda escolar não faltam. O número de funcionários foi mantido da mesma forma como terminou em 2014. Profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e demitidos no fim do ano passado estão sendo recontratados.
Dos mil pedagogos aprovados em concurso público e nomeados, 22 compõem quadros de funcionários das escolas estaduais da região. Além disso, outros 33 professores estão sendo transferidos e assumirão aulas entre as 47 escolas da regional de Paranavaí.
Baraldi disse que hoje e amanhã serão dias para ajustes, mas garantiu o pleno funcionamento da maioria das escolas. “Os pais que constatarem anormalidades deverão entrar em contato com a diretoria da escola ou poderão ligar para a Ouvidoria do Núcleo Regional de Educação”. O telefone é (44) 3421-1900.
De acordo com o chefe do NRE, algumas pautas apresentadas pelos profissionais que atuam nas escolas estaduais ainda não foram atendidas, mas os compromissos serão cumpridos. “É uma questão de tempo”, disse.
REPOSIÇÃO – Baraldi informou que o calendário letivo está sendo redefinido e que não é possível dizer exatamente como será feita a reposição das aulas. O que se sabe até agora é que a férias de julho terão duração de uma semana e que os recessos ao longo do ano serão dias de aula. Por enquanto, a intenção é que não haja aulas aos sábados.