Antigo barracão do IBC será polo da indústria metalmecânica

Um projeto encaminhado à Câmara de Vereadores de Paranavaí pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) prevê a transformação do antigo barracão do IBC em um espaço destinado à indústria metalmecânica. Se a proposição for aprovada, a administração municipal irá definir, a partir de um processo licitatório, quais empresas serão instaladas no local.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Schiroff), a expectativa é de que até o final deste ano as reformas nos sistemas hidráulico e elétrico e na parte estrutural do barracão já estejam concluídas. O espaço deverá abrigar cinco empresas do setor metalmecânico.
Schiroff explicou que o antigo barracão do IBC é um patrimônio do Governo Federal cedido ao município por 20 anos especificamente para a instalação de indústrias deste segmento. Também haverá uma área institucional destinada à realização de projetos sociais.
ECONOMIA FORTE – O secretário destacou a importância da indústria para a economia de Paranavaí. “Diferente do que acontece em outras cidades, o setor industrial de Paranavaí é bastante diversificado. Temos laranja, mandioca, frango e um segmento que está crescendo, o de metalmecânica. A diversificação gera desenvolvimento”, disse Schifoff.
Para se ter uma ideia, basta analisar os números da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Números do governo estadual referentes ao exercício de 2010 apontam a indústria como a maior geradora de tributos em Paranavaí, com 38,86% do total. O comércio aparece depois, com 37,65%. Os produtos primários somaram 23,10%.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico, quando a indústria cresce mais do que o comércio, a economia fica fortalecida. “A tendência é que haja aumento de produção, mais geração de emprego e mão de obra qualificada. Quando isso acontece, as pessoas gastam mais no comércio e fazem a economia girar”, enfatizou Schiroff.