Antigos amigos se reúnem para o Baile dos Anos 60 e 70

Os assuntos se misturam entre os grupos de amigos. Histórias para contar e conversas para por em dia não faltam. Afinal, eles se conhecem há 40, 50 anos, talvez até mais. Muitos estudaram juntos na década de 1960, outros se conheceram um pouco mais tarde, nos anos de 1970. Mas a diferença de idade não configura qualquer problema quando estão todos reunidos. Ao contrário, só os aproxima.
Neste final de semana, Paranavaí está recebendo ilustres visitantes, que vieram de diferentes estados brasileiros, para o Baile dos Anos 60 e 70. Um reencontro que está cheio de lembranças e novidades. “Nosso primeiro encontro depois de muitos anos foi em 2006”, conta Eliomar Fiorenza.
Ele faz parte de um grupo de estudantes que saiu de Paranavaí no final da década de 1960, em busca de formação superior. Uns voltaram, outros retornam a Paranavaí a passeio, mas a vontade de rever os amigos sempre os traz de volta ao município onde tudo começou. “Na primeira vez que nos reencontramos, éramos 13. A turma foi encorpando e hoje o Baile dos Anos 60 e 70 já está no quinto ano, sempre com pessoas novas prestigiando e com velhos amigos se vendo novamente”, diz Fiorenza.
E foi ele o responsável por reunir os velhos amigos. Vendo fotos antigas, deixou o saudosismo “falar mais alto”. Foi em busca dos companheiros do Colégio Estadual. A procura ganhou forças com a chegada da internet e a expansão das redes sociais. Hoje, são centenas de ex-colegas de classe se encontrando e festejando juntos.
O BAILE – A primeira edição da festa foi em 2008. Naquele ano, ainda era apenas Baile dos Anos 60. O evento reuniu 287 pessoas que estudaram no Colégio Estadual de Paranavaí entre 1964 e 1970. “Algumas pessoas não se viam fazia 40 anos. Foi uma grande festa rever os amigos”, relembra Fiorenza. Depois, o baile passou a reunir estudantes de outras turmas, e neste ano chegou à quinta edição.
A festa aconteceu no Clube Idade Dourada, com animação do grupo Old Fermatas, uma releitura da banda Os Fermatas, que fez grande sucesso em Paranavaí nos anos de 1960, ganhando repercussão estadual e nacional.
A AESPAR – Atualmente, os velhos amigos contam com uma entidade sem fins lucrativos que os representa. A Associação dos Ex-Estudantes de Paranavaí (Aespar) mantém atividades filantrópicas e funciona como elo entre os antigos alunos da cidade. O presidente Reginaldo Pereira de Araújo destaca que o papel da Aespar é fundamental, à medida que promove um encontro anual de pessoas que moram em outras cidades: “São mais de 200 visitantes todos os anos, comprando no comércio e investindo em Paranavaí”.