Ao reassumir chefia do Executivo, Lorenzetti avalia 2016 como um ano de desafios

“Conseguimos fechar o ano de 2015 dentro de um certo equilíbrio financeiro e isso vai fazer com que possamos fazer frente às dificuldades. Mesmo assim, a perspectiva do país não é boa e sabemos que 2016 será um ano de muitos desafios. Tivemos agora em janeiro notícias repassadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) de uma queda prevista na ordem de 17% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O Governo do Estado, por sua vez, apontou que o ICMS, nos primeiros 12 dias do ano caiu cerca de 50%. Estamos falando de repasses que compõem aproximadamente 60% da receita do município de Paranavaí. Com isso, sabemos que algumas medidas de contenção terão que ser adotadas para minorar os impactos, mas nós vamos conseguir segurar essa fase difícil que o país vai viver. Temos condições para fazer isso”, avalia o prefeito Rogério Lorenzetti, que reassumiu a chefia do Poder Executivo depois de 10 dias de licença para férias regulares. Neste período, que comandou a administração municipal, foi o vice-prefeito Rubens Felippe.
Em seu discurso para as lideranças, secretários e servidores municipais presentes à cerimônia de transmissão de cargo, Lorenzetti ressaltou que acompanhou à distância os problemas causados pelas chuvas em Paranavaí. “Nós tínhamos já um ano difícil pela frente, agora as coisas se complicaram um pouco mais. Porque além de conduzir o término das nossas obras, eventuais reparos que tenham que sofrer, agora temos também todo o estrago que as chuvas fizeram neste período. Não temos nenhum coelho na cartola; não existe mágica. Infelizmente teremos que esperar o tempo de cada situação para resolver. Nós estamos lutando para decretar o estado de emergência nos próximos dias. Isso vai possibilitar ao município um pouco mais de agilidade nas suas providências, abrindo as portas para que administração possa chegar aos órgãos competentes e solicitar a ajuda necessária para que possamos arrumar os estragos que as chuvas fizeram na nossa cidade.
Lorenzetti ainda destacou a importante atuação do vice-prefeito durante sua licença. “Acidentes climáticos como estes que aconteceram em Paranavaí, não são previsíveis. Mas eu sabia que o Rubens teria todas as condições de lidar com situações difíceis, como de fato aconteceu. Me sinto privilegiado, primeiro em poder ter uma equipe como a que temos hoje à frente do município. Segundo, por ter como companheiro de chapa, um dos melhores prefeitos que a cidade conheceu, que é o Rubens Felippe. Acredito que pela sua experiência e história de vida pública e pessoal, ele é uma segurança na ausência do prefeito eleito. Ele tem uma posição sempre tranquila para aconselhar, opinar, além de ser uma pessoa de alta credibilidade e de conhecimento para avaliar esta administração municipal. Agora contamos que toda a equipe continue empenhada, trabalhando muito, para que possamos vencer as dificuldades que se apresentarem. E tenho certeza de que, junto com as lideranças locais dos vários segmentos, vamos atravessar essa fase difícil que vem se configurando para os municípios brasileiros”, finalizou.
O vice-prefeito Rubens Felippe agradeceu a oportunidade de mais uma vez trabalhar à frente da administração municipal. “Assumi a chefia do Poder Executivo de Paranavaí com muito orgulho, prazer e alegria, afora todos os problemas. Nós tivemos problemas climáticos que nos entristeceram muito, mas sabemos que o prefeito Rogério volta fortalecido para assumir novamente as ações de resolução destas situações. Eu tive a oportunidade de visitar os problemas existentes por causa das chuvas, junto com o nosso secretário Eurípedes, mas também tive o prazer de visitar a área da Saúde, junto com o secretário Agamenon. E me surpreendi com as construções das novas UBS. O secretário me dizia que Paranavaí está com a Saúde sendo resolvida para até mais 20 anos. Eu vou mais além. Eu acho que o problema da Saúde na cidade, pelo menos com relação a espaço físico e àquilo que concerne à administração municipal, vejo que temos aí mais 30 anos sem precisar de construção de novas unidades. Isto resolvendo o problema da Saúde, não momentaneamente, mas para o futuro. Outras questões dependem de outras esferas de Governo que não competem ao município. Mas estamos vendo que em Paranavaí a Saúde está prosperando muito e que os demais setores estão caminhando com equilíbrio. Esta é uma administração excelente, moderna e, apesar desta crise que acomete o país, nossa cidade está de parabéns”, apontou.
Para finalizar, Felippe ainda apontou perspectivas otimistas para o crescimento da área industrial de Paranavaí. “Temos conversado com alguns empresários da cidade, e vemos que existe uma vontade de construir e se fazer muitas coisas novas. Temos grandes propostas chegando para a cidade na área industrial e, se isso se concretizar, Paranavaí vai dar um salto de desenvolvimento ainda maior. Nosso desejo é de que o Rogério continue levando a administração da cidade com seriedade e comprometimento, e assim consigamos continuar elevando o nome da nossa cidade”, enfatizou.