APP já tem greve prevista para 2013
Demandas – No centro das demandas grevistas, a pauta salarial dos professores incluirá cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (que deve ter novo reajuste em janeiro de 2013), reajuste na data-base geral dos servidores, em maio, já garantida em lei, mas sempre sujeito a medidas supostamente de austeridade do governo, e equiparação salarial dos professores aos demais servidores de nível superior. Os professores não abrem mão dos 33,3% de hora-atividade tomando-se por base a hora-aula de 50 minutos e de participar ativamente de todas as iniciativas que impliquem mudança na matriz curricular.
Os funcionários vão reivindicar a aprovação da alteração do Plano de Carreira com o reconhecimento da graduação e a pós-graduação para fins de avanço e reajuste de 8,59%, garantindo-se um aumento real a estes trabalhadores, que hoje recebem as menores remunerações entre os servidores estaduais. Como demandas gerais, estão a adoção de um novo modelo de atendimento à saúde que supere o atual SAS e a realização de concursos para o magistério (já previsto) e para funcionários de escola.
Calendário – Veja o calendário de mobilizações aprovado em assembléia para a Mobilização 2013:
07/02 – Dia da APP na Escola (debate para construção da greve) – Indicativo de que num dos dias 04, 05 ou 06 de fevereiro (Semana Pedagógica) seja feito debate conjunto por setores ou municípios;
18 a 22/02 – reuniões com pais, alunos, material comunidade escolar;
22/02 – Seminário Estadual dos/as Funcionários/as da Educação;
25/02 a 01/03 – panfletagem;
28/02 – Atos regionais em frente aos NREs;
04 a 07/03 – conselhos regionais;
08 e 09/03 – conselho e assembleia estaduais. Indicativo de início de greve no dia 13/03/2013 –
Recepções ao Governador e Secretário da Educação – "Governador, compromisso assumido tem que ser cumprido" (Hora-atividade de 33% e Plano de Carreira dos Funcionários).