APP se mobiliza pelo “dia de luta da educação”
Hoje é o chamado Dia de Luto e de Luta da Educação e por conta da data, a APP-Sindicato está orientando os pais a não mandarem os filhos para a escola. O Núcleo Regional de Educação, por sua vez, informa que haverá aula normalmente, como prevê o calendário escolar.
A APP fez circular ontem, através de veículos de comunicação e carros de som, um comunicado aos pais sobre o objetivo de suspender as aulas no dia de hoje.
Simultaneamente, a representação dos professores organiza uma caravana para a manifestação prevista para Curitiba. Conforme a APP, serão dois ônibus da região levando os profissionais da educação para o ato público.
O Núcleo Regional de Educação reforçou que para hoje as aulas deverão ser ministradas normalmente, por isso, a orientação é que direção das escolas anotem eventuais faltas. Também cita que aulas não ministradas deverão ser repostas em outra oportunidade.
Hoje, os professores e demais profissionais fazem as ações do Dia de Luto e de Luta da Educação. Trata-se de uma referência ao 30 de outubro de 1988, quando houve repressão policial a uma manifestação de professores em Curitiba que acabou com dez pessoas feridas e cinco manifestantes presos. Na ocasião, Governo e profissionais não chegavam a um acordo sobre uma greve que durava duas semanas.