Apenas 11% das meninas com 13 anos foram imunizadas contra HPV

Meninas de 9 a 13 anos de idade podem receber gratuitamente a vacinação contra o vírus HPV, principal causador do câncer de colo do útero. Em Paranavaí, 16.469 pessoas estão incluídas nesse grupo, mas de janeiro até abril deste ano, apenas 785 tinham sido imunizadas.
A principal preocupação da coordenadora municipal do Programa de Imunização, Rita de Cássia Fadel, é com as meninas que completarão 14 anos em 2015. Se não receberem a vacina antes da nova idade, perderão a oportunidade de se proteger contra o HPV. Até agora, apenas 11% delas foram imunizadas.
Rita disse que as doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. O ideal é que as meninas que forem receber a proteção contra o vírus estejam acompanhadas por pais ou responsáveis, para que possam ser orientados sobre a importância da imunização.
De acordo com Rita, a grande dificuldade em vacinar todas as meninas incluídas no público-alvo está exatamente na resistência dos pais. Não se trata de incentivar a prática sexual, disse a coordenadora, mas de proteger a saúde delas quando se tornarem sexualmente ativas.
Ela destacou, ainda, que em Paranavaí não houve qualquer registro de meninas que tenham sido vacinadas e sofrido reações adversas. Mesmo assim, informou que existem algumas contraindicações. Pessoas com febre ou que tenham restrições médicas por causa de tratamentos ou baixa imunidade devem evitar a imunização.
Ao longo da vida, cada mulher deve receber três doses da vacina. Depois que é imunizada pela primeira vez, precisa esperar seis meses até a segunda vez. Então, são mais cinco anos até que precise se vacinar pela última vez.
É importante destacar que não se trata de uma campanha de vacinação. A distribuição de doses contra HPV está inserida no calendário anual, por isso, as meninas podem ser levadas à unidade básica de saúde durante todo o ano, lembrando que é necessário apresentar o cartão vacinal.