Apenas 2% dos pacientes que esperam para fazer mamografia se recadastraram

Das 1.147 pessoas que aguardam para fazer mamografia em Paranavaí, apenas 23 realizaram o recadastramento da Secretaria de Saúde, ou seja, somente 2%. Todos os pacientes que estão na fila de espera precisam atualizar os dados, e o prazo para que isso aconteça termina na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto.
A estratégia tem como principal objetivo reduzir as perdas de exames provocadas pela ausência dos pacientes. Só para se ter uma ideia, entre 12 e 21 de agosto, havia 62 mamografias agendadas, mas 20 pessoas não compareceram. “É uma verdadeira calamidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza.
De acordo com ele, parte dos pacientes que não comparecem para fazer os exames afirma ter esquecido. Outras pessoas argumentam que não foram informadas sobre o dia. Por isso, Souza garantiu que uma pessoa será contratada para entrar em contato com quem está na fila de espera por exames, avisando sobre dias e horários.
O secretário explicou que cada mamografia que deixa de ser feita representa um investimento de R$ 60 sem aproveitamento. Mas o mais importante, destacou, é que outras pessoas que aguardam para fazer o exame poderiam ter o tempo de espera reduzido. Segundo ele, há casos em que o paciente aguarda até quatro meses.
Para fazer o recadastramento, é preciso ir até a unidade básica de saúde mais perto de casa e apresentar o encaminhamento feito pelo médico solicitando a mamografia. Também vale para os pacientes que precisam fazer ultrassonografia, ainda que o prazo para o recadastramento nesse caso já tenha terminado.