Apenas 36% do público alvo foi imunizado contra a gripe

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, trabalhadores da área da saúde, idosos (acima de 60 anos), e pessoas portadoras de doenças crônicas que ainda não se imunizaram contra a Influenza devem procurar os postos de saúde para receberem a dose da vacina, que é gratuita.
A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí é vacinar aproximadamente 21 mil pessoas neste ano. A meta é de que pelo menos 80% receba a dose da vacina até sexta-feira, mas até agora apenas 36% do público alvo foi imunizado.
“Pouco mais de 7.500 pessoas procuraram as unidades de saúde para receber a dose da vacina. Muita gente deixa para a última hora, ou não se importa em receber a dose agora porque ainda está quente. Mas o ideal é vacinar já para se prevenir e dar tempo para o corpo criar a imunidade, antes que chegue o frio e o vírus comece a circular com mais intensidade”, explica a coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Rita de Cássia Fadel.
Ela esclarece ainda que após o término da Campanha ficará mais difícil encontrar doses gratuitas da vacina para os grupos prioritários.
Para atingir a meta, as salas de vacina do município seguirão funcionando até sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h, com exceção da sala localizada na UBS do Jardim Campo Belo, que funciona das 8 às 12 horas. A apresentação da carteira de vacinação é indispensável.

PRORROGADA ATÉ O DIA 30 – A Secretaria estadual da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o final do mês (30) por sugestão da Comissão Estadual de Infectologia na reunião realizada ontem.
A vacinação segue até terça-feira (30) nos postos de saúde de todo o Paraná, das 8 às 17h. A Secretaria da Saúde orientou as 22 regionais de saúde para que os municípios que tiverem baixa cobertura vacinal e grande circulação de pessoas também façam postos volantes durante a semana.
Pela primeira vez a campanha de vacinação foi antecipada em 20 dias, uma reivindicação do Paraná desde 2011, pois no Sul do Brasil o inverno é mais rigoroso. Neste mês as temperaturas já estão baixas e os casos de gripe começam a ser registrados.
“Contamos com o comparecimento da população para que haja tempo suficiente de garantir imunidade aos que mais precisam. É importante que todos os que estão nos grupos prioritários recebam a vacina o mais rápido possível”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
A vacina leva em média 15 dias para garantir a imunidade, dessa forma é imprescindível que a população receba a vacina antes do inverno chegar.
O secretário enfatizou que, neste ano, também estão sendo vacinados os doentes crônicos e as mulheres que tiveram filhos em até 45 dias (puérperas).
Dentro dos outros grupos, 50% dos idosos já receberam a dose da vacina e 43% das crianças de seis meses a menores de dois anos. O grupo das gestantes também tem baixa cobertura vacinal (38%).
Os trabalhadores de saúde são os que menos aderiram à campanha (28%). A Secretaria da Saúde orienta a todos os trabalhadores de saúde que procurem as unidades mais próximas dos seus locais de trabalho para serem vacinadas.

Gripe pode ser prevenida com alguns cuidados
A gripe pode ser prevenida com alguns cuidados de higiene como lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
As pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem procurar o serviço de saúde para receber o tratamento com o antiviral oseltamivir, quando indicado. Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%.