Apesar de tudo, produção de café ainda persiste em Paranavaí

Produto agrícola que foi o alicerce da colonização de Paranavaí, ao lado do algodão, a produção de café passou por muitos obstáculos, mas, embora timidamente, ainda persiste em Paranavaí e em toda a região. O número de cafeeiros já não é o mesmo das décadas de 1950 até 1980, quando chegaram a funcionar em Paranavaí mais de 20 máquinas de café. Só na gestão do prefeito Ulisses Faria Bandeira (1956-1960) foram instaladas 16 dessas máquinas, segundo relatório da administração feita por ele ao Diário do Noroeste no final do seu mandato.  
A grande geada de 1975 foi a pior de todas para a cafeicultura tanto do Paraná como de Paranavaí e dos municípios da região.
Mesmo assim, os tradicionais cafeicultores de Paranavaí não perderam o amor pela cafeicultura, que produziu muito dinheiro, deu emprego a muitos trabalhadores durante décadas, mas que, devido a uma série de fatores, foi aos poucos minguando.
A evolução e a involução da cafeicultura no município de Paranavaí pode ser verificada no quadro mostrando de 1974 a 2013 dados referentes a hectares plantados e toneladas produzidas em cada ano, que conseguimos coletar do IBGE e Ipardes.