Apoio financeiro do Governo do Estado minimiza dificuldades da Santa Casa

O repasse mensal pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, de recursos financeiros à Santa Casa de Paranavaí tem minimizado os problemas de caixa que o hospital está atravessando.
A informação é do diretor-administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais. Segundo ele, mesmo também sofrendo com a falta de recursos,     a Secretaria Estadual de Saúde tem feito todos os esforços para manter os repasses em dia. “Houve algum atraso, mas em conversa com o secretário Michele Caputo Neto ele garantiu que até o próximo mês a situação será normalizada”, comemora Arrais.
As dificuldades financeiras da Santa Casa se agravaram neste começo de ano por conta da elevação dos gastos com energia elétrica, que cresceram mais de 100%, e algumas reformas que se fizeram necessárias e não estavam previstas. “Com alguns atrasos nos repasses a situação ficou difícil, mas já está se normalizando”, explica o administrador.
A dificuldade em equilibrar rapidamente as contas mesmo com os repasses tendo sido retomados deve-se ao fato de a Santa Casa ter utilizado o chamado “recursos livres” para compras de insumos. Ocorre que o dinheiro vindo do Estado é “carimbado”, ou seja, só pode ser utilizado para a compra de insumos. “Não podemos usar os recursos do Governo do Estado, por exemplo, para pagar funcionários ou pagar a reforma. Não há como restituir o caixa dos “recursos livres” uma vez que ele é vinculado. Mas já estamos equilibrando a situação”, garante Arrais.
A Santa Casa de Paranavaí é uma entidade filantrópica particular que presta serviços ao SUS. A baixa remuneração pela prestação de serviços (a tabela paga pelo SUS está há muitos anos sem reajuste e a maioria dos valores pagos não cobrem os custos dos procedimentos) deixa o hospital em permanente déficit, que é coberto pelos atendimentos de convênios, particular e com o apoio do Governo do Estado.
OBRAS – O presidente da Santa Casa, Renato Augusto Platz Guimarães afirma que, embora o Governo do Estado também enfrente dificuldades financeiras, tem repassado os recursos para as obras de ampliação e reforma do hospital, que está em fase de conclusão. “A obra não parou”, lembra ele, acrescentando que ali estão sendo investidos mais de R$ 1 milhão.
Guimarães também cita que continuam as obras na Unidade Morumbi, que será um grande avanço para toda a região. “Com a Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, será ampliado o número de leitos hospitalares de e de UTI, além de poder proporcionar a ampliação de novos serviços. E isto só está sendo possível graças ao apoio que estamos recebendo do Governo do Estado, que já tem uma programação de investir cerca de R$ 10 milhões naquela unidade”, enfatiza o presidente.