Apreensão de cocaína aumenta mais de 1.110% em 2015
A intensificação de operações, arrastões, bloqueios com blitz e saturações nos locais de maior concentração de pessoas. Essas foram as ações da Polícia Militar de Paranavaí e região que renderam bons resultados no ano de 2015. De acordo com um relatório divulgado pelo comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), no ano passado as apreensões de cocaína cresceram 1.110% comparando com o ano anterior. Em 2015 foram cerca 19 quilos contra aproximadamente um quilo e meio no ano anterior.
As apreensões de crack também tiveram um crescimento de 617%. No ano passado os policiais militares apreenderam quase 45 quilos contra pouco mais de seis quilos no ano anterior.
O ritmo de crescimento na apreensão de drogas seguiu com a maconha. Em 2015 as ações da PM resultaram na apreensão de 732 quilos de maconha em Paranavaí e região. O aumento foi de 508% comparando com 2014 quando foram apreendidos 107 quilos de maconha.
ARMAS E PRISÕES – O relatório divulgado também mostra que as ações desenvolvidas pelos policiais provocaram o crescimento na apreensão de armas de fogo – 27% – e na quantidade de pessoas detidas e encaminhadas para a Delegacia – 13,3%.
Em 2015 os policiais militares apreenderam 244 armas de fogo em toda a região. No ano anterior foram 192 armas. Somente em Paranavaí no ano passado foram 76 armas apreendidas, o que representa mais que o dobro de 2014 quando foram apreendidas 34 armas.
Durante todo o ano passado os policiais encaminharam para as delegacias da região um total de 3.904 pessoas, destas 810 adolescentes. No ano de 2014 os policiais encaminharam 3.446 pessoas (716 eram adolescentes).
EXPLICAÇÃO – De acordo com as informações da assessoria de Comunicação Social do 8º BPM, o comandante major Ademar Carlos Paschoal, acredita que o resultado positivo foi devido a uma polícia mais proativa.
“Aumentamos a capacidade de resposta devido à quantidade dos registros das ocorrências e pela gestão de qualidade implantada no atendimento, melhorando a eficiência às solicitações. Aliado a isso, o grande comprometimento e o profissionalismo dos policiais militares proporcionou os bons resultados alcançados. Por isso, prendemos mais pessoas e apreendemos grande quantidade de drogas e armas”, disse Paschoal.
Já o responsável pelo setor de planejamento, tenente Claudes de Araújo, a “leitura” adequada dos números fez com que o efetivo fosse melhor aplicado. “O acompanhamento constante das estatísticas viabilizou o planejamento e o emprego do efetivo de forma mais eficiente e eficaz em toda a área do 8º Batalhão”, concluiu o tenente.