Aprovados em concurso para a Guarda Municipal serão chamados em fevereiro

A data para o início do treinamento dos aprovados em concurso para a Guarda Municipal de Paranavaí foi pré-agendada para o dia 2 de março. A definição ocorreu durante uma reunião do prefeito Rogério Lorenzetti e o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, major Ademar Carlos Paschoal.
Durante a reunião, ontem, foram definidos outros procedimentos para o processo de implantação da Guarda Municipal.
A convocação dos candidatos aprovados em concurso será em fevereiro, quando os candidatos passarão pela etapa de exames médicos.
“Tivemos uma reunião com o major Paschoal, e definimos algumas datas. A ideia é concluir toda a parte burocrática que se refere à chamada dos concursados ainda no mês de fevereiro, verificando a situação deles para podermos dar início no treinamento. Para isso, pré-agendamos o dia 2 de março, mas esta data pode sofrer alteração se for necessário”, comentou Lorenzetti.
O concurso para a Guarda Municipal foi realizado em 2013 e previa 25 vagas disponíveis em edital. Por determinação do prefeito Rogério Lorenzetti, o número de vagas pode aumentar para 40, contemplando mais de 76% dos aprovados (52 candidatos).
“Nós vamos chamar 40 dos aprovados, que é a capacidade máxima que o nosso Batalhão tem para oferecer um treinamento com qualidade. Mas, como hoje alguns candidatos passaram em outros concursos públicos, é possível que todos os classificados sejam chamados para o treinamento”, concluiu Lorenzetti.
Outra dificuldade técnica que a administração municipal está enfrentando é a compra de armamentos, coletes e munições, já que os termos de autorização dos equipamentos dependem da aprovação do Exército Brasileiro, que é a autoridade competente.
Quanto ao curso, que terá duração de quatro meses, o major explica que a formação será no mesmo padrão da Polícia Militar, por isso o processo para o treinamento foi mais demorado.
“Temos uma logística interna a ser preparada. Os instrutores estão saindo de uma Escola de Formação de Soldados, ou seja, ela será muito parecida com a formação da Polícia Militar com algumas adaptações que a própria grade curricular determina. Acreditamos que em breve vamos começar o curso, pois entendemos que a Guarda Municipal irá somar bastante na área de segurança pública em Paranavaí”, enfatizou Paschoal.
A reunião foi acompanhada ainda pela secretária da Administração do município, Selma Weber, e o diretor de Proteção ao Patrimônio Público, Rogério Clemente.