Aproveitando o ambiente
Mariá Surjus*
Estar sentado em uma sala iluminada pela luz do sol, com uma leve brisa entrando em casa, não é maravilhoso? Muita gente não desfruta desses recursos naturais por falta de projeto arquitetônico adequado.
O estudo de iluminação e ventilação em um projeto é fundamental, pois podemos usufruir desses recursos naturais sem custos elevados em uma construção, e melhor ainda, diminuir os gastos nas contas do final do mês.
O uso da luz na arquitetura é muito mais do que uma solução funcional, ela ilumina cores, texturas, podendo também revelar elementos criativos. Usando o conhecimento ao nosso favor, podemos modificar os ambientes visualmente, aumentando ou diminuindo o espaço, manipulando o cérebro e induzindo o ocupante a certas atitudes e mudanças de humor.
Um bom e adequado sistema de iluminação deve mesclar a luz natural, sendo ela a principal, com a luz artificial, possibilitando um jogo de luz e sombras oferecendo um ambiente confortável para os usuários. Um bom projeto de iluminação pode aumentar a produtividade de trabalho, reduzir a fadiga visual, desconforto, dor de cabeça e até evitar acidentes.
O desenvolvimento de um projeto tem que ser bem estudado para que a entrada de luz natural tenha a qualidade e quantidade adequadas. As aberturas em uma edificação podem ser laterais, como as janelas comuns e abertura zenital, sendo ela posicionada no teto. Um fator importante que vem seguido da luz natural é ter o controle sob a mesma, podendo fazer o uso de bandejas de luz, brises, ou até um elemento decorativo como o cobogó.
O sistema de ventilação natural bem arquitetado diminui o uso de ventilação artificial como ventilador e ar condicionado. As aberturas devem estar posicionadas em paredes opostas ou adjacentes, sendo que uma delas posicionada na direção predominante do vento, e sempre de forma cruzada, formando assim um fluxo de ar constante. Já em um hospital, por exemplo, podemos fazer a limpeza do ar interno com ventilação natural, não necessitando o uso de ar condicionado, mas nesse caso a ventilação correta seria uma ventilação com fluxo vertical.
Com a orientação e a criatividade de um profissional que desfrute dessas informações, poderemos ter cômodos extremamente agradáveis de permanecer, nos permitindo viver com uma qualidade de vida de vida muito melhor.